Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DOS RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, RECURSOS DIDÁTICOS, ANÁLISE DE CONTEÚDO Comunicação Oral (CO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21662
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2186
    "inscrito_id" => 6086
    "titulo" => "O PAPEL DOS RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "O presente trabalho se propôs realizar uma revisão de literatura, no qual o objetivo deste levantamento teórico foi de realizar uma busca no periódico Química Nova na Escola (Qnesc), intentando o reconhecimento de quais tipos de recursos didáticos (RD) eram mais recorrentes e quanto estes estão presentes no processo de transpor o conhecimento no exercício pedagógico do professor, no ambiente escolar. A motivação ao estudo da temática emergiu quando de alguns questionamentos, que foram: Quais RD são mais frequentes na transposição do conhecimento em sala de aula? Como podemos classificar esses vários tipos de RD? Na busca de trazer resolução a essas indagações, realizou-se a classificação dos Recursos Didáticos mais frequentes em artigos na versão eletrônica da Qnesc. O periódico fonte do corpus da pesquisa, é bastante difundido e é um meio já bem solidificado na área de Ensino de Química, o qual é visto por docentes em exercício, pesquisadores e estudantes, como um meio que possibilita o contato com tendências e experiências nas abordagens de aulas. Para o delineamento da pesquisa fez-se uso da metodologia da Análise de Conteúdo, em que percorrendo pelas etapas ditadas por esse método de estudo, foi possível o reconhecimento de um total de 49 trabalhos, que fizeram parte do corpus da pesquisa, 18 artigos utilizando Recurso Visual, 01 que fez uso de Recursos Auditivos, 12 de Recursos Audiovisuais e 18 de Recursos Múltiplos. Por meio destas publicações, infere-se que o uso dos Recursos Didáticos é recorrente na prática docente, como facilitador do processo de ensino-aprendizagem e na transposição do conhecimento em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, RECURSOS DIDÁTICOS, ANÁLISE DE CONTEÚDO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID6086_15082016225028.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRAULIO ALVES DE ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "BRAULIO ALVES"
    "autor_email" => "albuquerque_ba@yahoo.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21662
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2186
    "inscrito_id" => 6086
    "titulo" => "O PAPEL DOS RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "O presente trabalho se propôs realizar uma revisão de literatura, no qual o objetivo deste levantamento teórico foi de realizar uma busca no periódico Química Nova na Escola (Qnesc), intentando o reconhecimento de quais tipos de recursos didáticos (RD) eram mais recorrentes e quanto estes estão presentes no processo de transpor o conhecimento no exercício pedagógico do professor, no ambiente escolar. A motivação ao estudo da temática emergiu quando de alguns questionamentos, que foram: Quais RD são mais frequentes na transposição do conhecimento em sala de aula? Como podemos classificar esses vários tipos de RD? Na busca de trazer resolução a essas indagações, realizou-se a classificação dos Recursos Didáticos mais frequentes em artigos na versão eletrônica da Qnesc. O periódico fonte do corpus da pesquisa, é bastante difundido e é um meio já bem solidificado na área de Ensino de Química, o qual é visto por docentes em exercício, pesquisadores e estudantes, como um meio que possibilita o contato com tendências e experiências nas abordagens de aulas. Para o delineamento da pesquisa fez-se uso da metodologia da Análise de Conteúdo, em que percorrendo pelas etapas ditadas por esse método de estudo, foi possível o reconhecimento de um total de 49 trabalhos, que fizeram parte do corpus da pesquisa, 18 artigos utilizando Recurso Visual, 01 que fez uso de Recursos Auditivos, 12 de Recursos Audiovisuais e 18 de Recursos Múltiplos. Por meio destas publicações, infere-se que o uso dos Recursos Didáticos é recorrente na prática docente, como facilitador do processo de ensino-aprendizagem e na transposição do conhecimento em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, RECURSOS DIDÁTICOS, ANÁLISE DE CONTEÚDO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID6086_15082016225028.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRAULIO ALVES DE ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "BRAULIO ALVES"
    "autor_email" => "albuquerque_ba@yahoo.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente trabalho se propôs realizar uma revisão de literatura, no qual o objetivo deste levantamento teórico foi de realizar uma busca no periódico Química Nova na Escola (Qnesc), intentando o reconhecimento de quais tipos de recursos didáticos (RD) eram mais recorrentes e quanto estes estão presentes no processo de transpor o conhecimento no exercício pedagógico do professor, no ambiente escolar. A motivação ao estudo da temática emergiu quando de alguns questionamentos, que foram: Quais RD são mais frequentes na transposição do conhecimento em sala de aula? Como podemos classificar esses vários tipos de RD? Na busca de trazer resolução a essas indagações, realizou-se a classificação dos Recursos Didáticos mais frequentes em artigos na versão eletrônica da Qnesc. O periódico fonte do corpus da pesquisa, é bastante difundido e é um meio já bem solidificado na área de Ensino de Química, o qual é visto por docentes em exercício, pesquisadores e estudantes, como um meio que possibilita o contato com tendências e experiências nas abordagens de aulas. Para o delineamento da pesquisa fez-se uso da metodologia da Análise de Conteúdo, em que percorrendo pelas etapas ditadas por esse método de estudo, foi possível o reconhecimento de um total de 49 trabalhos, que fizeram parte do corpus da pesquisa, 18 artigos utilizando Recurso Visual, 01 que fez uso de Recursos Auditivos, 12 de Recursos Audiovisuais e 18 de Recursos Múltiplos. Por meio destas publicações, infere-se que o uso dos Recursos Didáticos é recorrente na prática docente, como facilitador do processo de ensino-aprendizagem e na transposição do conhecimento em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.