A PESQUISA QUALITATIVA COMO INSTRUMENTO DE RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20013 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1361 "inscrito_id" => 4191 "titulo" => "A PESQUISA QUALITATIVA COMO INSTRUMENTO DE RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA" "resumo" => "Pensar a escola do século XXI é pensar nos grandes desafios a serem enfrentados, considerando que encontramo-nos diante de um cenário educacional que exige cada vez mais do professor, que já não lhe compete apenas possuir conhecimentos teóricos, é preciso desenvolver uma prática que se efetive na busca e produção de novos saberes e novos conhecimentos Neste sentido, a pesquisa qualitativa, que atende aos interesses dos programas de formação de professores, exerce preponderante papel, no sentido de contribuir efetivamente para que se investigue e interprete as ações que promovam o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo dos alunos. Desse modo, este trabalho tem o objetivo de contribuir com a discussão de que o professor poderá ser pesquisador de sua própria prática ou das práticas pedagógicas que circundam o seu espaço social e de trabalho, apresentando de que modo a fala do aluno pode funcionar como objeto de pesquisa para se compreender o uso e a eficácia nas práticas com os gêneros orais nas aulas de língua materna. Uma pesquisa bibliográfica fundamentada nas concepções teóricas que norteiam os espaços da educação e da ciência, pontuadas por Alves (1999), Bortoni-Ricardo (2008), Severino (2007), Oliveira Netto (2008), Leite (2008), entre outros. O estudo aponta para a importância de discutir a escola enquanto lugar de transformação social e vasto espaço de investigação para o professor ressignificar a sua prática, tomando a escola como campo de pesquisa, os alunos, agentes colaboradores e a fala, objeto de estudo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "CIÊNCIA, EDUCAÇÃO, PROFESSOR PESQUISADOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID4191_14082016195928.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA CALADO DE OLIVERA DANTAS" "autor_nome_curto" => "APARECIDA CALAD" "autor_email" => "ap.calado@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20013 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1361 "inscrito_id" => 4191 "titulo" => "A PESQUISA QUALITATIVA COMO INSTRUMENTO DE RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA" "resumo" => "Pensar a escola do século XXI é pensar nos grandes desafios a serem enfrentados, considerando que encontramo-nos diante de um cenário educacional que exige cada vez mais do professor, que já não lhe compete apenas possuir conhecimentos teóricos, é preciso desenvolver uma prática que se efetive na busca e produção de novos saberes e novos conhecimentos Neste sentido, a pesquisa qualitativa, que atende aos interesses dos programas de formação de professores, exerce preponderante papel, no sentido de contribuir efetivamente para que se investigue e interprete as ações que promovam o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo dos alunos. Desse modo, este trabalho tem o objetivo de contribuir com a discussão de que o professor poderá ser pesquisador de sua própria prática ou das práticas pedagógicas que circundam o seu espaço social e de trabalho, apresentando de que modo a fala do aluno pode funcionar como objeto de pesquisa para se compreender o uso e a eficácia nas práticas com os gêneros orais nas aulas de língua materna. Uma pesquisa bibliográfica fundamentada nas concepções teóricas que norteiam os espaços da educação e da ciência, pontuadas por Alves (1999), Bortoni-Ricardo (2008), Severino (2007), Oliveira Netto (2008), Leite (2008), entre outros. O estudo aponta para a importância de discutir a escola enquanto lugar de transformação social e vasto espaço de investigação para o professor ressignificar a sua prática, tomando a escola como campo de pesquisa, os alunos, agentes colaboradores e a fala, objeto de estudo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "CIÊNCIA, EDUCAÇÃO, PROFESSOR PESQUISADOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID4191_14082016195928.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA CALADO DE OLIVERA DANTAS" "autor_nome_curto" => "APARECIDA CALAD" "autor_email" => "ap.calado@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }