A associação entre a família e a escola é, na sociedade contemporânea, uma das mais sugestivas temáticas defendidas por pesquisadores e/ou gestores responsáveis pelas organizações educacionais. Tal iniciativa torna-se perceptível em virtude da diversificada quantidade de publicações específicas sobre o assunto, assim como pela inquietação demonstrada, nos diferentes fóruns nacionais e internacionais, organizados por especialistas encarregados de gerenciar os sistemas de ensino. Nesse contexto, em virtude da constatação do alto índice de crianças que não sabem ler e escrever, matriculadas no 4º ano da educação fundamental e pertencentes a seis escolas públicas municipais do bairro Codó Novo, situado no município de Codó/MA, dados estes obtidos através do projeto Letrar: Letras e Números, desenvolvido em parceria com a prefeitura deste mesmo município, buscamos analisar as possíveis relações existentes entre o desenvolvimento escolar desses alunos e o acompanhamento da família no dia a dia da escola. Na aplicação do questionário buscamos identificar a opinião dos gestores e supervisores escolares sobre a relação família e escola e sua influência no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Assim, em virtude das informações adquiridas, podemos concluir que existe um nível significativo de conhecimento, por parte dos gestores e supervisores educacionais, quanto a real necessidade da relação família e escola, principalmente ao considerar o rendimento escolar dos estudantes.