Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REFLEXÃO ACERCA DE DOCUMENTOS CURRICULARES

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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este trabalho surge da problemática posta pela disciplina obrigatória “A Matemática da Educação Básica” da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco. Nela buscamos compreender a partir dos documentos oficiais brasileiros e pernambucanos o que é a matemática da Educação Básica, quais as justificativas do seu ensino na Educação Básica e como ela deve ser ensinada. Diante da importância de tais discussões apresentaremos os resultados de nossa pesquisa de cunho qualitativo para o bloco (ou eixo) “Tratamento da Informação”. Este bloco vem sendo discutido há vários anos e em muitos lugares do mundo, devido a sua necessidade nos moldes sociais e educacionais. Ele é normalmente constituído de conteúdos e objetivos de aprendizagem que precisam ser vivenciados ao longo do Ensino Básico, visando uma formação adequada às exigências da sociedade atual. Concluímos com este trabalho que o ensino do referido eixo tem a finalidade de levar os estudantes a interpretar sua realidade e possivelmente transformá-la; e também levá-los a exercer sua cidadania. Os documentos curriculares ressalvam que a análise das informações cotidianas é essencial para a formação qualitativa dos aprendizes e interação destes com o meio social, cultural e econômico. É dada uma maior ênfase em atividades em que os alunos possam coletar, organizar e comunicar diversos tipos de dados por meio de tabelas e gráficos. Para isso, o professor precisa levar em consideração a experiência que o aluno já possui e aprimorá-la através das etapas da pesquisa. Nesse processo, o aluno terá condições de desenvolver seu senso crítico e, assim, exercer sua cidadania no mundo informatizado ao qual vive.

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