O SILENCIAR DO DESEJO: ANÁLISE DO CONTO AQUELES DOIS DE CAIO FERNANDO ABREU
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21730 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 559 "inscrito_id" => 8105 "titulo" => "O SILENCIAR DO DESEJO: ANÁLISE DO CONTO AQUELES DOIS DE CAIO FERNANDO ABREU" "resumo" => "Nesta pesquisa iremos analisar o conto “Aqueles dois” de Caio Fernando Abreu, situados no livro Morangos mofados e relacionar suas características estéticas e composicionais ao que Lourival Holanda, Roland Barthes consideram como “as vozes do silêncio”. Nosso objetivo é analisar não só a palavra como elemento estrutural, mas também o silêncio, atentando para as questões de gênero presentes na obra que se descrevem por meio deles. O estudo se organiza da seguinte forma: a primeira parte da pesquisa compreenderá um estudo teórico acerca do silêncio, segundo a perspectiva dos citados autores; em seguida uma contextualização do conto, considerando o quadro geral da literatura brasileira contemporânea; por conseguinte, analisaremos o conto (relação entre a teoria e a obra literária). Ao analisar os contos, perceberemos que eles possuem silêncios perturbadores, que remetem à questões sociais e estéticas. Seja um silêncio utilizado como mantenedor dos bons costumes, da moral, pois retrata um romance entre dois homens e por ser algo que não é bem visto pela sociedade (como esboçado no conto), os personagens precisam silenciar o desejo; seja um silêncio utilizado pela querência da palavra, ou seja, a palavra não esboça a emoção e o silêncio leva-nos a criar formas mais amplas que correspondem a infinidade da emoção, pois entre os personagens existe algo muito intenso e confuso, por isso não se faz possível descrever por meio de palavras o sentimento, a emoção. A partir desta análise poderá ser discutida a presença das “vozes do silêncio” como elemento que compõe a estética da obra, além de atentar para as relações de gênero e reflexão crítica sobre a mesma." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "LITERATURA E SOCIEDADE, LITERATURA BRASILEIRA, CAIO FERNANDO ABREU, SILÊNCIO, SILÊNCIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA11_ID8105_03082016080059.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "CAMILA FERNANDES" "autor_email" => "fernandes.camila23@yahoo." "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21730 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 559 "inscrito_id" => 8105 "titulo" => "O SILENCIAR DO DESEJO: ANÁLISE DO CONTO AQUELES DOIS DE CAIO FERNANDO ABREU" "resumo" => "Nesta pesquisa iremos analisar o conto “Aqueles dois” de Caio Fernando Abreu, situados no livro Morangos mofados e relacionar suas características estéticas e composicionais ao que Lourival Holanda, Roland Barthes consideram como “as vozes do silêncio”. Nosso objetivo é analisar não só a palavra como elemento estrutural, mas também o silêncio, atentando para as questões de gênero presentes na obra que se descrevem por meio deles. O estudo se organiza da seguinte forma: a primeira parte da pesquisa compreenderá um estudo teórico acerca do silêncio, segundo a perspectiva dos citados autores; em seguida uma contextualização do conto, considerando o quadro geral da literatura brasileira contemporânea; por conseguinte, analisaremos o conto (relação entre a teoria e a obra literária). Ao analisar os contos, perceberemos que eles possuem silêncios perturbadores, que remetem à questões sociais e estéticas. Seja um silêncio utilizado como mantenedor dos bons costumes, da moral, pois retrata um romance entre dois homens e por ser algo que não é bem visto pela sociedade (como esboçado no conto), os personagens precisam silenciar o desejo; seja um silêncio utilizado pela querência da palavra, ou seja, a palavra não esboça a emoção e o silêncio leva-nos a criar formas mais amplas que correspondem a infinidade da emoção, pois entre os personagens existe algo muito intenso e confuso, por isso não se faz possível descrever por meio de palavras o sentimento, a emoção. A partir desta análise poderá ser discutida a presença das “vozes do silêncio” como elemento que compõe a estética da obra, além de atentar para as relações de gênero e reflexão crítica sobre a mesma." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "LITERATURA E SOCIEDADE, LITERATURA BRASILEIRA, CAIO FERNANDO ABREU, SILÊNCIO, SILÊNCIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA11_ID8105_03082016080059.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "CAMILA FERNANDES" "autor_email" => "fernandes.camila23@yahoo." "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }