SILVA, Morgana Alves Da. Por que educar em e para os direitos humanos?. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/21978>. Acesso em: 23/12/2024 00:14
A Educação em Direitos Humanos, é considerada um dos principais dispositivos pedagógicos para combater a violência e todas formas de violação dos direitos humanos, já que seu efeito é educar no respeito, na tolerância, na valorização da dignidade humana e nos princípios democráticos. Mas, ainda é necessário compreender o seu significado e a sua prática dentro dos âmbitos da educação, para que a sua inserção seja efetiva. Nesta perspectiva, buscou-se através de leituras e pesquisas teóricas mostrar aos docentes das diversas licenciaturas que é possível trabalhar as temáticas dos direitos humanos por meio da interdisciplinaridade, bem como sua importância e eficiência na transformação e construção de uma sociedade pacífica, consciente, justa e democrática. Para tanto, aplicou-se um questionário semiestruturado junto aos professores de diferentes licenciaturas a fim de saber o nível de conhecimento deles acerca da temática. Após ser postado em uma rede social (facebook) foi respondido por apenas 4 professores. Os resultados da pesquisa mostraram que os cursos de licenciatura da UFPB não estão formando seus professores para enfrentarem os problemas que surgem relacionados ao preconceito, a discriminação, ao racismo, a intolerância religiosa, a homofobia, e todos aqueles inerentes ao cotidiano escolar, uma vez que não oferta em seus currículos nenhuma disciplina específica voltada para a questão dos direitos humanos, deixando assim que cada professor busque uma formação complementar que lhe possibilite o enfrentamento de questões conflituosas e tornem-se multiplicadores de uma cultura de paz e respeito à dignidade humana, diminuindo significativamente os casos de violação dos direitos humanos.