Atualmente, observa-se a preocupação em elaborar estratégias didáticas que visem promover a interdisciplinaridade. No entanto, estas estratégias ainda se apresentam bastante tímidas frente àquelas que priorizam uma educação fragmentada, como se as disciplinas fossem independentes entre si. Ainda ocorre uma grande valorização - por parte dos docentes - dos conteúdos disciplinares, como áreas do conhecimento que devem ser percorridas inflexivelmente por quem a domina. Partindo desse pressuposto, este trabalho objetiva analisar as concepções de estudantes do ensino médio acerca do conhecimento sobre as Cadeias e Teias Alimentares, pois são fluxos de energia e vinculadas às Leis da Termodinâmica. O presente estudo foi realizado com 30 estudantes de um Curso Pré-Vestibular social, na cidade de Jaboatão dos Guararapes (PE) e os dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados. Os alunos reconheciam que apresentavam poucos conhecimentos específicos sobre os temas abordados, além de denunciar a falta de percepção das relações existentes entre esses conhecimentos, normalmente trabalhados de forma estanque e fragmentada em cada uma das disciplinas relacionadas (Biologia e Física). Ao término deste estudo, fica evidente a necessidade de repensar práticas educacionais que possibilitem aos educandos olhar para a complexidade das relações de forma sistêmica e articulada.