VIEIRA, Ingryd Pinheiro et al.. O cordel como atividade pedagógica. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/21504>. Acesso em: 23/12/2024 00:22
Este trabalho tem como finalidade relatar uma experiência desenvolvida pelos alunos do curso de Letras da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu-CE, da Universidade Estadual do Ceará. A proposta foi desenvolvida a partir do gênero textual Cordel nas aulas de produção textual, com alunos do primeiro ano da escola Liceu da cidade de Iguatu-CE. Nessa experiência, parte-se da hipótese que o contato direto com o gênero Cordel, suas características estruturais, sua história e seu papel na sociedade, facilitaria a produção de textos dos alunos, tornando uma aula mais prazerosa. Os pressupostos teóricos que fundamentam este texto são advindos de Marcuschi (2001), Tavares (1998), Vasquez (2008) e outros.