Esta pesquisa tem por objetivo a investigação de conteúdos sobre ética apresentados em livros didáticos de filosofia utilizados na rede pública estadual da Paraíba. Questionamos os conteúdos de ética propostos nos livros didáticos de Filosofia para o Ensino Médio, ao indagarmos se estes oferecem meios eficientes para aprimorar a capacidade de reflexão, no tocante ao conhecimento do ser para a construção daquilo que deve ser; se a aquisição de noções introdutórias de ética e moral, aliadas a certas habilidades intelectuais, oferecem ao estudante condições de amadurecer certas concepções, valores éticos. Compreende-se que os conteúdos de filosofia no ensino médio devem ser apresentados aos alunos na conversão do saber filosófico em conhecimento escolar. Foram analisados conteúdos de ética em livros didáticos e identificados métodos de apresentação dos conteúdos programáticos. A pesquisa documental de investigação dos conteúdos de ética foi desenvolvida com a consulta em livros didáticos indicados pela Secretaria de Educação Estadual utilizados no ano de 2015 no Ensino Médio, dos seguintes autores: Marilena Chauí; Maria Lúcia Aranha e Maria Helena Pires Martins; Gilberto Cotrim e Mirna Fernandes; e Silvio Gallo. Esta pesquisa viabiliza a efetivação de um mapeamento de conteúdos sobre a ética em livros didáticos de filosofia de amplitude nacional, nos quais foram averiguados: os temas, os problemas, a história, os pensadores e filósofos relacionados aos conteúdos da ética para o Ensino Médio; além de apresentar um resumo de conteúdos de ética nos textos didáticos pesquisados e apontar trilhas de pensamento reflexivo que foram reveladas pela investigação da pesquisa.