INVESTIGAÇÃO SOBRE CONTEÚDOS DE ÉTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE FILOSOFIA E OS DESAFIOS ÉTICOS CONTEMPORÂNEOS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21282 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1834 "inscrito_id" => 11238 "titulo" => "INVESTIGAÇÃO SOBRE CONTEÚDOS DE ÉTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE FILOSOFIA E OS DESAFIOS ÉTICOS CONTEMPORÂNEOS" "resumo" => "Esta pesquisa tem por objetivo a investigação de conteúdos sobre ética apresentados em livros didáticos de filosofia utilizados na rede pública estadual da Paraíba. Questionamos os conteúdos de ética propostos nos livros didáticos de Filosofia para o Ensino Médio, ao indagarmos se estes oferecem meios eficientes para aprimorar a capacidade de reflexão, no tocante ao conhecimento do ser para a construção daquilo que deve ser; se a aquisição de noções introdutórias de ética e moral, aliadas a certas habilidades intelectuais, oferecem ao estudante condições de amadurecer certas concepções, valores éticos. Compreende-se que os conteúdos de filosofia no ensino médio devem ser apresentados aos alunos na conversão do saber filosófico em conhecimento escolar. Foram analisados conteúdos de ética em livros didáticos e identificados métodos de apresentação dos conteúdos programáticos. A pesquisa documental de investigação dos conteúdos de ética foi desenvolvida com a consulta em livros didáticos indicados pela Secretaria de Educação Estadual utilizados no ano de 2015 no Ensino Médio, dos seguintes autores: Marilena Chauí; Maria Lúcia Aranha e Maria Helena Pires Martins; Gilberto Cotrim e Mirna Fernandes; e Silvio Gallo. Esta pesquisa viabiliza a efetivação de um mapeamento de conteúdos sobre a ética em livros didáticos de filosofia de amplitude nacional, nos quais foram averiguados: os temas, os problemas, a história, os pensadores e filósofos relacionados aos conteúdos da ética para o Ensino Médio; além de apresentar um resumo de conteúdos de ética nos textos didáticos pesquisados e apontar trilhas de pensamento reflexivo que foram reveladas pela investigação da pesquisa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "ÉTICA, ENSINO DE FILOSOFIA, LIVRO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA6_ID11238_15082016153318.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÉDNA PATRÍCIA SANTANA DE LIMA ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "JOÉDNA PATRÍCIA" "autor_email" => "joednapatty@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21282 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1834 "inscrito_id" => 11238 "titulo" => "INVESTIGAÇÃO SOBRE CONTEÚDOS DE ÉTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE FILOSOFIA E OS DESAFIOS ÉTICOS CONTEMPORÂNEOS" "resumo" => "Esta pesquisa tem por objetivo a investigação de conteúdos sobre ética apresentados em livros didáticos de filosofia utilizados na rede pública estadual da Paraíba. Questionamos os conteúdos de ética propostos nos livros didáticos de Filosofia para o Ensino Médio, ao indagarmos se estes oferecem meios eficientes para aprimorar a capacidade de reflexão, no tocante ao conhecimento do ser para a construção daquilo que deve ser; se a aquisição de noções introdutórias de ética e moral, aliadas a certas habilidades intelectuais, oferecem ao estudante condições de amadurecer certas concepções, valores éticos. Compreende-se que os conteúdos de filosofia no ensino médio devem ser apresentados aos alunos na conversão do saber filosófico em conhecimento escolar. Foram analisados conteúdos de ética em livros didáticos e identificados métodos de apresentação dos conteúdos programáticos. A pesquisa documental de investigação dos conteúdos de ética foi desenvolvida com a consulta em livros didáticos indicados pela Secretaria de Educação Estadual utilizados no ano de 2015 no Ensino Médio, dos seguintes autores: Marilena Chauí; Maria Lúcia Aranha e Maria Helena Pires Martins; Gilberto Cotrim e Mirna Fernandes; e Silvio Gallo. Esta pesquisa viabiliza a efetivação de um mapeamento de conteúdos sobre a ética em livros didáticos de filosofia de amplitude nacional, nos quais foram averiguados: os temas, os problemas, a história, os pensadores e filósofos relacionados aos conteúdos da ética para o Ensino Médio; além de apresentar um resumo de conteúdos de ética nos textos didáticos pesquisados e apontar trilhas de pensamento reflexivo que foram reveladas pela investigação da pesquisa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "ÉTICA, ENSINO DE FILOSOFIA, LIVRO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA6_ID11238_15082016153318.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÉDNA PATRÍCIA SANTANA DE LIMA ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "JOÉDNA PATRÍCIA" "autor_email" => "joednapatty@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }