Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O EMPODERAMENTO COMO PROCESSO DE CONSCIENTIZAÇÃO E OS SUJEITOS DA EDUCAÇÃO

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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este estudo justifica-se pela necessidade de refletirmos sobre a noção de empoderamento na educação como um importante aliado no processo de formação de sujeitos plenos e emancipados, capazes de perceberem, refletirem e interpretarem sua realidade social no sentido de, individual e/ou coletivamente, produzirem mudanças significas para a construção de uma sociedade mais humana em que a tônica seja a participação efetiva e engajada dos sujeitos sociais nesse processo. Objetivamos analisar como o empoderamento se constitui processo de conscientização da educação a partir da percepção dos sujeitos da educadores e educandos. Nesse sentido, questionamos: Como a noção de empoderamento, como processo de conscientização na educação, contribui de maneira destacada na formação cidadã plena e emancipa de seus sujeitos? Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, constitui-se do tipo pesquisa bibliográfica, a qual se materializa através do registro disponível. Decorre de pesquisas anteriores, na verificação de documentos impressos, como livros, artigos, teses etc. Utilizada através de dados ou de categorias já trabalhados por outros pesquisadores e devidamente registrados, os textos passam a se constituir fontes dos temas a serem investigados. Assim, o pesquisador pode trabalhar a partir dos subsídios dos autores dos estudos analíticos dos textos selecionados. A partir desse estudo, compreendemos que a formação de sujeitos através da educação pode ser melhor empregada a partir do momento em que somos capazes de propiciar condições e ambientes favoráveis à ampliação de poder dos educandos por meio do empoderamento.

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