Em tempos de cibercultura, a tecnologia digital é responsável por uma diversidade de produção de leitura e escrita desenvolvidas em comunidades virtuais, blogs literários e não literários e redes sociais que conduzem a uma aprendizagem coletiva e colaborativa disposta na rede, no entanto, vale considerar as formas de como o sujeito aprende e apreende a língua e se constitui por ela. Assim, este artigo objetiva refletir sobre os espaços grafocêntricos para a prática de letramento potencializada por ambientes virtuais como recursos e ferramentas de aprendizagem da língua ressignificada num universo híbrido de possibilidades reais. Dessa forma, o intuito é compreender de que maneira o Fanfiction – ficções de fã - se constitui espaços de leitura e escrita de histórias ficcionais, e como valoriza a criatividade e a autoria num território que favorece a interação e o aprendizado conduzindo os usuários às práticas sociais diversificadas. A pesquisa é de caráter qualitativa de cunho interpretativista com base no método de observação não participante, tendo em vista que os sujeitos desenvolvem habilidades de leitura e escrita em espaços não convencionais, e estão conectados e imersos em ambientes virtuais que favorecem o letramento. As conclusões apontam que os movimentos de leitura e escrita de Fanfiction podem constituir práticas de Letramento por tornar a leitura e a produção de textos significativos e imprescindíveis para a formação do leitor/escritor, e, contudo, contribuir para uma aprendizagem significativa da Língua Portuguesa.