A PESQUISA E A EXTENSÃO COMO ESTÍMULO À LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20010 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1793 "inscrito_id" => 9940 "titulo" => "A PESQUISA E A EXTENSÃO COMO ESTÍMULO À LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "resumo" => "A formação de um professor demanda diversas atividades que vão além de participar das disciplinas do curso; a exemplo de atividades complementares como projetos, cursos complementares, estágios não obrigatórios e monitorias, na perspectivas de se fazerem profissionais mais qualificados para a docência. Nesse contexto, buscamos conhecer como a qualidade dos professores e as disciplinas ofertadas pelo curso, analisadas conjuntamente com o envolvimento de licenciandos em projetos de pesquisa e ações diversas de extensão, são condições e/ou estímulo para concluírem o curso, colaborando com a construção da identidade docente desses. São sujeitos de nossa pesquisa licenciandos em Ciências Biológicas do Centro Acadêmico de Vitória – Universidade Federal de Pernambuco (CAV-UFPE), em um curso criado com a Interiorização do Ensino Superior Público, que voluntariamente participaram desta pesquisa. Distribuímos questionários com questões discursivas e de múltipla escolha para estudo sociocultural, além de afirmações diversas para estudo na Escala Likert, com o propósito de avaliarmos os professores, as disciplinas do curso e a participação dos licenciandos em projetos de pesquisa e de extensão como condição e estímulo de continuarem no curso. Constatamos que muitos são oriundos da Educação Básica Pública, assistidos com algum auxílio, sendo os auxílios alimentação, transporte, PIBID e moradia os mais citados. No referente aos professores e disciplinas, avaliam todos positivamente como algo estimulante no curso, da mesma forma a possibilidade de participarem de pesquisas; mas lamentam o pouco envolvimento em ações de extensão, por serem estas atividades também importantes para a formação dos licenciandos. Em nossas considerações, consideramos como valoroso a integração dos licenciandos em projetos de pesquisa e de extensão por aproximá-los da realidade de suas comunidades, compreendendo as limitações e aplicando conhecimentos oriundos de suas pesquisas, para minimizar os problemas e propor estratégias e recursos alternativos mais eficientes, qualificando os cursos e estimulando-os a se profissionalizarem docentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAçãO INICIA, PROFISSIONALIZAçãO DOCENTE, EVASãO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID10135_15082016145640.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KEOMA TABOSA GUIMARÃES MATIAS " "autor_nome_curto" => "KEOMA TABOSA" "autor_email" => "keoma_tabosa@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20010 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1793 "inscrito_id" => 9940 "titulo" => "A PESQUISA E A EXTENSÃO COMO ESTÍMULO À LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "resumo" => "A formação de um professor demanda diversas atividades que vão além de participar das disciplinas do curso; a exemplo de atividades complementares como projetos, cursos complementares, estágios não obrigatórios e monitorias, na perspectivas de se fazerem profissionais mais qualificados para a docência. Nesse contexto, buscamos conhecer como a qualidade dos professores e as disciplinas ofertadas pelo curso, analisadas conjuntamente com o envolvimento de licenciandos em projetos de pesquisa e ações diversas de extensão, são condições e/ou estímulo para concluírem o curso, colaborando com a construção da identidade docente desses. São sujeitos de nossa pesquisa licenciandos em Ciências Biológicas do Centro Acadêmico de Vitória – Universidade Federal de Pernambuco (CAV-UFPE), em um curso criado com a Interiorização do Ensino Superior Público, que voluntariamente participaram desta pesquisa. Distribuímos questionários com questões discursivas e de múltipla escolha para estudo sociocultural, além de afirmações diversas para estudo na Escala Likert, com o propósito de avaliarmos os professores, as disciplinas do curso e a participação dos licenciandos em projetos de pesquisa e de extensão como condição e estímulo de continuarem no curso. Constatamos que muitos são oriundos da Educação Básica Pública, assistidos com algum auxílio, sendo os auxílios alimentação, transporte, PIBID e moradia os mais citados. No referente aos professores e disciplinas, avaliam todos positivamente como algo estimulante no curso, da mesma forma a possibilidade de participarem de pesquisas; mas lamentam o pouco envolvimento em ações de extensão, por serem estas atividades também importantes para a formação dos licenciandos. Em nossas considerações, consideramos como valoroso a integração dos licenciandos em projetos de pesquisa e de extensão por aproximá-los da realidade de suas comunidades, compreendendo as limitações e aplicando conhecimentos oriundos de suas pesquisas, para minimizar os problemas e propor estratégias e recursos alternativos mais eficientes, qualificando os cursos e estimulando-os a se profissionalizarem docentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAçãO INICIA, PROFISSIONALIZAçãO DOCENTE, EVASãO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID10135_15082016145640.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KEOMA TABOSA GUIMARÃES MATIAS " "autor_nome_curto" => "KEOMA TABOSA" "autor_email" => "keoma_tabosa@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }