A formação de um professor demanda diversas atividades que vão além de participar das disciplinas do curso; a exemplo de atividades complementares como projetos, cursos complementares, estágios não obrigatórios e monitorias, na perspectivas de se fazerem profissionais mais qualificados para a docência. Nesse contexto, buscamos conhecer como a qualidade dos professores e as disciplinas ofertadas pelo curso, analisadas conjuntamente com o envolvimento de licenciandos em projetos de pesquisa e ações diversas de extensão, são condições e/ou estímulo para concluírem o curso, colaborando com a construção da identidade docente desses. São sujeitos de nossa pesquisa licenciandos em Ciências Biológicas do Centro Acadêmico de Vitória – Universidade Federal de Pernambuco (CAV-UFPE), em um curso criado com a Interiorização do Ensino Superior Público, que voluntariamente participaram desta pesquisa. Distribuímos questionários com questões discursivas e de múltipla escolha para estudo sociocultural, além de afirmações diversas para estudo na Escala Likert, com o propósito de avaliarmos os professores, as disciplinas do curso e a participação dos licenciandos em projetos de pesquisa e de extensão como condição e estímulo de continuarem no curso. Constatamos que muitos são oriundos da Educação Básica Pública, assistidos com algum auxílio, sendo os auxílios alimentação, transporte, PIBID e moradia os mais citados. No referente aos professores e disciplinas, avaliam todos positivamente como algo estimulante no curso, da mesma forma a possibilidade de participarem de pesquisas; mas lamentam o pouco envolvimento em ações de extensão, por serem estas atividades também importantes para a formação dos licenciandos. Em nossas considerações, consideramos como valoroso a integração dos licenciandos em projetos de pesquisa e de extensão por aproximá-los da realidade de suas comunidades, compreendendo as limitações e aplicando conhecimentos oriundos de suas pesquisas, para minimizar os problemas e propor estratégias e recursos alternativos mais eficientes, qualificando os cursos e estimulando-os a se profissionalizarem docentes.