O texto objetiva realizar uma breve discussão sobre a educação inclusiva como mediadora de um processo de ensino-aprendizagem de qualidade na educação regular. Apresentamos um olhar acerca do contexto de surgimento da Educação Inclusiva tanto no cenário internacional, quanto em nível de Brasil. Veremos como surgiu a ideia de uma Educação Inclusiva e a forma como deve ser pautada a sua aplicabilidade nas escolas, para tanto, tomamos por base a compreensão de alguns teóricos, como, por exemplo, as discussões de Gil (2015); Merch (2010); Sánchez (2005) e Sassaki (1998). Tendo em vista o objetivo previamente pensado para o referente artigo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em torno do tema, como forma de se obter maior ênfase na discussão atual da temática em meio à realidade que se tem vivenciado. Desta forma, tal como apontado nos discursos oficiais e pelos autores que subsidiaram as reflexões, podemos afirmar que os desafios da política de inclusão faz parte de um novo paradigma educacional e que não podem ser resolvidos com pequenos ajustes na escola ou por simples adaptações curriculares, mas por meio de políticas e projetos integrados e diferenciados, no qual os personagens atuem de forma ativa e não apenas como figurantes.