A CONTRIBUIÇÃO DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS DIGITAIS POR DISCENTES DE UMA ESCOLA ESTADUAL NA EXPANSÃO DO CONHECIMENTO CONTEXTUALIZADO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19717 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 150 "inscrito_id" => 5001 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS DIGITAIS POR DISCENTES DE UMA ESCOLA ESTADUAL NA EXPANSÃO DO CONHECIMENTO CONTEXTUALIZADO NO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Essa pesquisa trata-se de uma pesquisa de campo do mestrado em Educação matemática e tecnológica da Universidade de Pernambuco, está em fase de finalização e análise dos dados. Realizada com alunos do 9º ano em uma Escola Estadual situada em Itapissuma-PE. O objetivo geral da pesquisa é analisar se a produção de vídeos digitais por discentes de uma escola pública traz contribuições para a expansão do conhecimento contextualizado no ensino de ciências. Os objetivos específicos se desdobraram em analisar a construção dos conhecimentos contextualizados no ensino de ciências através do vídeo digital. Tendo como problemática o seguinte questionamento: Que contribuições podem trazer a produção de vídeos digitais por discentes de uma escola pública para a construção do conhecimento contextualizado no ensino de ciências? A produção audiovisual possui toda uma narrativa e proposta pedagógica que facilita o trabalho docente quando usando e forma interdisciplinar. O vídeo digital está cada vez mais presente no cotidiano dos adolescentes. E a escola vem sendo muito importante no processo de estimular a produção audiovisual através das tecnologias digitais. Com isso, os discentes utilizam esse novo paradigma como fonte de pesquisa e produção de conhecimento. Alunos, realizadores, aprendizes e coautores na elaboração do vídeo, planejando a produção, o “roteiro”, acompanhando a montagem, divulgando e participando de debates junto à comunidade. Sendo os mesmos construíram e expandiram os conhecimentos, contextualizando assim o tema proposto no ensino de ciências" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação" "palavra_chave" => "VÍDEO DIGITAL, CONHECIMENTO CONTEXTUALIZADO, ENSINO DE CIENCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID5001_06062016224319.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SEBASTIÃO DA SILVA VIEIRA" "autor_nome_curto" => "VIEIRA" "autor_email" => "sebastianfacig@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19717 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 150 "inscrito_id" => 5001 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS DIGITAIS POR DISCENTES DE UMA ESCOLA ESTADUAL NA EXPANSÃO DO CONHECIMENTO CONTEXTUALIZADO NO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Essa pesquisa trata-se de uma pesquisa de campo do mestrado em Educação matemática e tecnológica da Universidade de Pernambuco, está em fase de finalização e análise dos dados. Realizada com alunos do 9º ano em uma Escola Estadual situada em Itapissuma-PE. O objetivo geral da pesquisa é analisar se a produção de vídeos digitais por discentes de uma escola pública traz contribuições para a expansão do conhecimento contextualizado no ensino de ciências. Os objetivos específicos se desdobraram em analisar a construção dos conhecimentos contextualizados no ensino de ciências através do vídeo digital. Tendo como problemática o seguinte questionamento: Que contribuições podem trazer a produção de vídeos digitais por discentes de uma escola pública para a construção do conhecimento contextualizado no ensino de ciências? A produção audiovisual possui toda uma narrativa e proposta pedagógica que facilita o trabalho docente quando usando e forma interdisciplinar. O vídeo digital está cada vez mais presente no cotidiano dos adolescentes. E a escola vem sendo muito importante no processo de estimular a produção audiovisual através das tecnologias digitais. Com isso, os discentes utilizam esse novo paradigma como fonte de pesquisa e produção de conhecimento. Alunos, realizadores, aprendizes e coautores na elaboração do vídeo, planejando a produção, o “roteiro”, acompanhando a montagem, divulgando e participando de debates junto à comunidade. Sendo os mesmos construíram e expandiram os conhecimentos, contextualizando assim o tema proposto no ensino de ciências" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação" "palavra_chave" => "VÍDEO DIGITAL, CONHECIMENTO CONTEXTUALIZADO, ENSINO DE CIENCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID5001_06062016224319.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SEBASTIÃO DA SILVA VIEIRA" "autor_nome_curto" => "VIEIRA" "autor_email" => "sebastianfacig@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }