OFICINA DE ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO MÉDIO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21800 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3652 "inscrito_id" => 4151 "titulo" => "OFICINA DE ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Este trabalho descreve as atividades desenvolvidas em uma oficina Robótica aplicada ao ensino médio em uma escola da rede pública estadual buscando integrar o avanço tecnológico com as teorias físicas e matemáticas apresentadas na sala de aula, de forma a construir o conhecimento cientifico de maneira atraente, contextualizada e funcional. A partir desta iniciativa, a escola percebeu a necessidade de adaptar um lugar especifico para realização de aulas práticas, devido aos vários materiais adquiridos e os benefícios gerados no processo de ensino e aprendizagem. Na oficina foram construídos experimentos e protótipos explorando os aspectos das estruturas de pontes associado a uma das áreas da engenharia civil, às energias renováveis, sistemas de automação e robótica. As aulas na oficina foram realizadas em três momentos, iniciamos com um breve comentário teórico sobre o tema a ser abordado. Apresentamos um modelo da estrutura física a ser construída bem como o material didático necessário à montagem do experimento, em seguida solicitamos que cada equipe construísse um protótipo abordando os aspectos da Física aplicados à Engenharia. Percebe-se que o uso das atividades experimentais, como estratégia no ensino de física, corresponde a uma das maneiras de se minimizar os problemas existentes no processo ensino-aprendizagem. Após a aplicação do método proposto, os alunos apresentaram um maior interesse e motivação para ingressarem nos cursos de ciências exatas, despertando a criatividade e um melhor entendimento das teorias e aplicações relacionados as ciências exatas tornando uma aprendizagem muito mais significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL, ENSINO DE FÍSICA, PRÁTICA EXPERIMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID4151_19082016231407.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ JACINTO CRUZ DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "JOSÉ SOUZA" "autor_email" => "jose.souza@unipe.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21800 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3652 "inscrito_id" => 4151 "titulo" => "OFICINA DE ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Este trabalho descreve as atividades desenvolvidas em uma oficina Robótica aplicada ao ensino médio em uma escola da rede pública estadual buscando integrar o avanço tecnológico com as teorias físicas e matemáticas apresentadas na sala de aula, de forma a construir o conhecimento cientifico de maneira atraente, contextualizada e funcional. A partir desta iniciativa, a escola percebeu a necessidade de adaptar um lugar especifico para realização de aulas práticas, devido aos vários materiais adquiridos e os benefícios gerados no processo de ensino e aprendizagem. Na oficina foram construídos experimentos e protótipos explorando os aspectos das estruturas de pontes associado a uma das áreas da engenharia civil, às energias renováveis, sistemas de automação e robótica. As aulas na oficina foram realizadas em três momentos, iniciamos com um breve comentário teórico sobre o tema a ser abordado. Apresentamos um modelo da estrutura física a ser construída bem como o material didático necessário à montagem do experimento, em seguida solicitamos que cada equipe construísse um protótipo abordando os aspectos da Física aplicados à Engenharia. Percebe-se que o uso das atividades experimentais, como estratégia no ensino de física, corresponde a uma das maneiras de se minimizar os problemas existentes no processo ensino-aprendizagem. Após a aplicação do método proposto, os alunos apresentaram um maior interesse e motivação para ingressarem nos cursos de ciências exatas, despertando a criatividade e um melhor entendimento das teorias e aplicações relacionados as ciências exatas tornando uma aprendizagem muito mais significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL, ENSINO DE FÍSICA, PRÁTICA EXPERIMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID4151_19082016231407.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ JACINTO CRUZ DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "JOSÉ SOUZA" "autor_email" => "jose.souza@unipe.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }