O presente artigo foi elaborado com a finalidade de integrar conhecimentos e práticas fundamentados ao longo das discussões no “Seminário: Sujeito, Educação e Trabalho”, ofertado pelo curso de Mestrado Internacional em Ciências da Educação. Basicamente o texto foi construído por meio das indagações sociais contidas na obra “Gênero, Sexualidade e Educação: uma perspectiva pós-estruturalista”, de autoria da educadora e historiadora Professora Guacira Lopes Louro, de 2003. O livro trata da questão do gênero e outras marcações sociais discriminatórias como a etnia, nacionalidade, classe social, opção sexual, entre outros relacionados aos aspectos educacionais, as relações de poder que ainda subjugam a mulher e outras categorias sociais a ações distintivas e a escola como espaço formador e reprodutor de desigualdades. A obra refere-se historicamente ao feminismo como força contrária ao mundo masculinizado de segregações sociais. A metodologia seguida na construção do artigo se deu através de leituras e fichamentos do próprio livro supracitado e de algumas fontes bibliográficas secundárias que auxiliaram na revisão e discussão do tema aqui estudado. A problematização do assunto está na reflexão sobre a questão gênero e a construção do sujeito na contemporaneidade.
Palavras-chave: Gênero e educação. Relações de gênero. Gênero e sexualidade.