Busca-se refletir sobre a importância do ensino de arte como elemento cultural na formação de cidadãos. Relata-se pontos importantes como a história da arte, o percurso e processo para sua adesão como disciplina no currículo escolar, as mudanças ocorridas até a compreensão dos verdadeiros elementos contidos nos códigos das linguagens artísticas. Reflete-se também sobre a arte como uma disciplina que conduzirá os educandos a se perceberem como cidadãos críticos, reflexivos, atuantes na construção da sociedade na qual estão inseridos. Analisa-se a importância da fundamentação teórico-metodológica do professor para aplicabilidade do ensino de arte e a conscientização de uma avaliação que busque o desenvolvimento contínuo do aluno, levando-se em consideração a subjetividade de cada um. Para tanto, esta embasado por pesquisas bibliográficas norteadas pelos autores Fusari; Ferraz (2001), Barbosa (2005), Freire (1996), Martins; Piscoque (1988) entre outros. Conclui-se com este estudo a necessidade de uma educação voltada para as linguagens artísticas (música, dança, teatro e artes visuais) de forma contextualizada, com objetivos e metas bem definidos