Autor inserido na chamada “fase heroica” do Modernismo brasileiro (1922 – 1930), Mário de Andrade possui uma obra rica, representada por poemas, romances e contos. E é esse último, o conto, que elegemos como objeto de análise do presente trabalho, cujo objetivo é explorar o eu intimista e confessional que narra os Contos Novos (1947), especificamente o conto “Frederico Paciência”, que revela muito o intimismo confessional do narrador. Partindo desse ponto, apresentamos uma proposta metodológica para o trabalho com o referido conto em sala de aula, à luz da estética da recepção. Para melhor embasamento teórico, apoiar-nos-emos nos estudos de Inácio (1993) e Paulillo (1983), que fizeram uma análise primorosa do livro. A metodologia utilizada foi a análise bibliográfica de estudiosos que abordam a obra de Mário de Andrade, foi feita também a análise do com conto “Frederico Paciência” e apresentamos uma proposta metodológica para abordagem desse conto em turmas do Ensino Médio. Esperamos construir, com esse estudo, um olhar para o Mário de Andrade contista e despertar nos professores o interesse de abordar esses “contos” em sala de aula, trazendo para seus alunos, um Mário além da Semana de Arte Moderna.