O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO DE CAICÓ/RN: UMA ANÁLISE ACERCA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INSTRUMENTOS DIDÁTICOS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21548 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2785 "inscrito_id" => 587 "titulo" => "O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO DE CAICÓ/RN: UMA ANÁLISE ACERCA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INSTRUMENTOS DIDÁTICOS" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar a prática docente no ensino de Geografia a partir do uso de materiais didáticos. Visto que as escolas disponibilizam diferentes ferramentas que auxiliam e dão suporte na execução da prática pedagógica, neste caso, o ensino de geografia. Para isso, utilizamos como metodologia a pesquisa in lócus, por meio de um estudo de caso, onde foram analisadas três escolas da rede estadual de ensino médio do município de Caicó/RN, sendo elas: Escola Estadual Calpúrnia Caldas de Amorim (EECCAM), Escola Estadual Antônio Aladim (EEAA) e Centro Educacional José Augusto (CEJA). Diante disso, foram aplicadas coletas de dados qualitativos e quantitativos acerca da prática pedagógica e materiais didáticos disponíveis para o ensino de Geografia. Após isso, analisamos e discutimos os resultados obtidos, junto à pesquisa bibliográfica. Ao final desse processo, pudemos considerar alguns pontos importantes. O processo de ensino e aprendizagem na Geografia e sua eficácia, enquanto o aprender significativo, está diretamente subordinado à prática pedagógica somada ao uso dinâmico de métodos e materiais. Como também, é preciso haver uma diversificação, além do processo de ensino tradicional desenvolvido pelos professores de Geografia, seja por meio de aulas práticas, laboratoriais, uso da TIC, enfim, o ensino de Geografia deve estar além das aulas expositivas e livros didáticos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE, MATERIAIS DIDÁTICOS, ENSINO DE GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID587_17082016175243.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREI GOMES DE AZEVEDO" "autor_nome_curto" => "ANDREI GOMES " "autor_email" => "andrei.g.azevedo@hotmail." "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21548 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2785 "inscrito_id" => 587 "titulo" => "O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO DE CAICÓ/RN: UMA ANÁLISE ACERCA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INSTRUMENTOS DIDÁTICOS" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar a prática docente no ensino de Geografia a partir do uso de materiais didáticos. Visto que as escolas disponibilizam diferentes ferramentas que auxiliam e dão suporte na execução da prática pedagógica, neste caso, o ensino de geografia. Para isso, utilizamos como metodologia a pesquisa in lócus, por meio de um estudo de caso, onde foram analisadas três escolas da rede estadual de ensino médio do município de Caicó/RN, sendo elas: Escola Estadual Calpúrnia Caldas de Amorim (EECCAM), Escola Estadual Antônio Aladim (EEAA) e Centro Educacional José Augusto (CEJA). Diante disso, foram aplicadas coletas de dados qualitativos e quantitativos acerca da prática pedagógica e materiais didáticos disponíveis para o ensino de Geografia. Após isso, analisamos e discutimos os resultados obtidos, junto à pesquisa bibliográfica. Ao final desse processo, pudemos considerar alguns pontos importantes. O processo de ensino e aprendizagem na Geografia e sua eficácia, enquanto o aprender significativo, está diretamente subordinado à prática pedagógica somada ao uso dinâmico de métodos e materiais. Como também, é preciso haver uma diversificação, além do processo de ensino tradicional desenvolvido pelos professores de Geografia, seja por meio de aulas práticas, laboratoriais, uso da TIC, enfim, o ensino de Geografia deve estar além das aulas expositivas e livros didáticos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE, MATERIAIS DIDÁTICOS, ENSINO DE GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID587_17082016175243.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREI GOMES DE AZEVEDO" "autor_nome_curto" => "ANDREI GOMES " "autor_email" => "andrei.g.azevedo@hotmail." "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }