O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO CAMPO DE PESQUISA NA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21588 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1559 "inscrito_id" => 733 "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO CAMPO DE PESQUISA NA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA" "resumo" => "Esta produção científica situa sua temática na formação inicial do professor de Matemática, cujo foco é o estágio supervisionado como campo de pesquisa. Por ser uma das atividades acadêmica indispensável na formação do licenciando, o estágio pode possibilitar a integração entre teoria e prática. Sendo assim, o escorpo deste trabalho é relatar as experiência vivenciada durante o componente curricular Estágio Supervisionado I, oferecida aos graduandos no 7º período do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba, campus VII. O trabalho de campo aconteceu em dois momentos, tais quais: visitas a escolas públicas no município do estado de Pernambuco; e um período de observação sistemática em escola pública do município de Patos, Paraíba. O estágio supervisionado configurou-se em um campo de pesquisa, cujo olhar investigativo voltou-se para o ambiente de sala em sua complexidade, a refletir sobre contexto social que a escola está situada, as interações em sala de aula, os processos ensino e aprendizagem em Matemática, metodologias usadas pelos professores, dentre outras variáveis que compõem este ambiente. A experiência apresenta resultados satisfatórios e corrobora constatando que o estágio supervisionado na formação inicial do futuro do professor de Matemática contribui para o seu desenvolvimento profissional, vislumbrando a formação de um professor de Matemática pesquisador" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, PROFESSOR PESQUISADOR, RELATO DE EXPERIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID733_15082016090410.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ MARCOS NASCIMENTO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "J.MARCOS" "autor_email" => "josemsbbol@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21588 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1559 "inscrito_id" => 733 "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO CAMPO DE PESQUISA NA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA" "resumo" => "Esta produção científica situa sua temática na formação inicial do professor de Matemática, cujo foco é o estágio supervisionado como campo de pesquisa. Por ser uma das atividades acadêmica indispensável na formação do licenciando, o estágio pode possibilitar a integração entre teoria e prática. Sendo assim, o escorpo deste trabalho é relatar as experiência vivenciada durante o componente curricular Estágio Supervisionado I, oferecida aos graduandos no 7º período do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba, campus VII. O trabalho de campo aconteceu em dois momentos, tais quais: visitas a escolas públicas no município do estado de Pernambuco; e um período de observação sistemática em escola pública do município de Patos, Paraíba. O estágio supervisionado configurou-se em um campo de pesquisa, cujo olhar investigativo voltou-se para o ambiente de sala em sua complexidade, a refletir sobre contexto social que a escola está situada, as interações em sala de aula, os processos ensino e aprendizagem em Matemática, metodologias usadas pelos professores, dentre outras variáveis que compõem este ambiente. A experiência apresenta resultados satisfatórios e corrobora constatando que o estágio supervisionado na formação inicial do futuro do professor de Matemática contribui para o seu desenvolvimento profissional, vislumbrando a formação de um professor de Matemática pesquisador" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, PROFESSOR PESQUISADOR, RELATO DE EXPERIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID733_15082016090410.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ MARCOS NASCIMENTO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "J.MARCOS" "autor_email" => "josemsbbol@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }