Esta produção científica situa sua temática na formação inicial do professor de Matemática, cujo foco é o estágio supervisionado como campo de pesquisa. Por ser uma das atividades acadêmica indispensável na formação do licenciando, o estágio pode possibilitar a integração entre teoria e prática. Sendo assim, o escorpo deste trabalho é relatar as experiência vivenciada durante o componente curricular Estágio Supervisionado I, oferecida aos graduandos no 7º período do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba, campus VII. O trabalho de campo aconteceu em dois momentos, tais quais: visitas a escolas públicas no município do estado de Pernambuco; e um período de observação sistemática em escola pública do município de Patos, Paraíba. O estágio supervisionado configurou-se em um campo de pesquisa, cujo olhar investigativo voltou-se para o ambiente de sala em sua complexidade, a refletir sobre contexto social que a escola está situada, as interações em sala de aula, os processos ensino e aprendizagem em Matemática, metodologias usadas pelos professores, dentre outras variáveis que compõem este ambiente. A experiência apresenta resultados satisfatórios e corrobora constatando que o estágio supervisionado na formação inicial do futuro do professor de Matemática contribui para o seu desenvolvimento profissional, vislumbrando a formação de um professor de Matemática pesquisador