TICS NA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO FONTE DE OBTENÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE AS PLANTAS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22299 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3302 "inscrito_id" => 174 "titulo" => "TICS NA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO FONTE DE OBTENÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE AS PLANTAS" "resumo" => "O ensino de Botânica tem sido um desafio para muitos professores, principalmente na era digital em que os alunos se encontram, onde as tecnologias de comunicação e informação (TICs) são tão presentes e de fácil acesso, por meio disto, faz-se necessário o professor conhecer quais os meios que a maior parte de seus alunos tem acesso e que uso se faz destes na obtenção do conhecimento. A partir disso o presente trabalho tem por objetivo identificar os meios de informação e comunicação que os alunos da educação básica utilizam para obter conhecimento sobre as plantas e se participam de forma ativa na construção desse conhecimento. Para atingir os objetivos, esse estudo foi baseado nos pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa e quantitativa. A técnica de coleta de dados empregada foi o questionário com questões objetivas e subjetivas tendo como o público alvo os alunos do ensino fundamental e médio de três escolas públicas do estado da Paraíba. A analise dos resultados demonstrou que a Televisão e a Escola são os principais meios de informação e comunicação utilizados pelos alunos para obtenção de conhecimento sobre as plantas. Nesse processo, os alunos caracterizaram-se como são participantes passivos na obtenção do conhecimento, apesar de terem apresentado interação positiva em relação a gostar de aprender sobre as plantas, a importância destas para o homem e a relação delas com ambiente. Por fim, esses resultados constituem algo muito mais complexo, que vão no compreender o uso das TICs dentro e fora do âmbito escolar e a interação com os alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação" "palavra_chave" => "TICS, BOTÂNICA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID174_18082016204103.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZA HENRIQUE VIDAL" "autor_nome_curto" => "ANDREZA VIDAL" "autor_email" => "andrezactg@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22299 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3302 "inscrito_id" => 174 "titulo" => "TICS NA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO FONTE DE OBTENÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE AS PLANTAS" "resumo" => "O ensino de Botânica tem sido um desafio para muitos professores, principalmente na era digital em que os alunos se encontram, onde as tecnologias de comunicação e informação (TICs) são tão presentes e de fácil acesso, por meio disto, faz-se necessário o professor conhecer quais os meios que a maior parte de seus alunos tem acesso e que uso se faz destes na obtenção do conhecimento. A partir disso o presente trabalho tem por objetivo identificar os meios de informação e comunicação que os alunos da educação básica utilizam para obter conhecimento sobre as plantas e se participam de forma ativa na construção desse conhecimento. Para atingir os objetivos, esse estudo foi baseado nos pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa e quantitativa. A técnica de coleta de dados empregada foi o questionário com questões objetivas e subjetivas tendo como o público alvo os alunos do ensino fundamental e médio de três escolas públicas do estado da Paraíba. A analise dos resultados demonstrou que a Televisão e a Escola são os principais meios de informação e comunicação utilizados pelos alunos para obtenção de conhecimento sobre as plantas. Nesse processo, os alunos caracterizaram-se como são participantes passivos na obtenção do conhecimento, apesar de terem apresentado interação positiva em relação a gostar de aprender sobre as plantas, a importância destas para o homem e a relação delas com ambiente. Por fim, esses resultados constituem algo muito mais complexo, que vão no compreender o uso das TICs dentro e fora do âmbito escolar e a interação com os alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação" "palavra_chave" => "TICS, BOTÂNICA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID174_18082016204103.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZA HENRIQUE VIDAL" "autor_nome_curto" => "ANDREZA VIDAL" "autor_email" => "andrezactg@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }