O ensino de Ciências/Biologia exige o uso de metodologias alternativas e práticas diversificadas, a fim de facilitar o entendimento do aluno e seu interesse em aprender mais. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo investigar o ensino de Ciências/Biologia, a partir da percepção de alunos do Ensino Fundamental II, por meio de pesquisa do tipo quanti-qualitativa, por meio da aplicação de um questionário semiestruturado como instrumento de coleta de dados. O mesmo buscou identificar como esse ensino é trabalhado no âmbito da escola privada, na tentativa de propor alternativas que possibilitem condições para uma melhor compreensão dos conteúdos da disciplina, propondo uma reflexão sobre o ensino e estudo de Ciências/Biologia, enfatizando a importância do uso de novas metodologias no processo de ensino. O trabalho foi realizado em uma escola de ensino privado localizada na cidade de Acopiara, no interior do Ceará, no segundo semestre de 2015, com 66 alunos do Ensino Fundamental II. Os dados da pesquisa revelaram que os educandos têm interesse pela disciplina de Ciências/Biologia, Os dados da pesquisa revelaram que os educandos têm interesse pela disciplina de Ciências/Biologia, que esses alunos carecem de atividades mais práticas, que estimulem a aprendizagem de forma mais significativa. Os resultados apontam, ainda, uma predominância de atividades tradicionais, e uma fragilidade no uso de metodologias mais ativas. Portanto, indica-se o uso de aulas práticas, de experimentos, de jogos didáticos e de metodologias alternativas no ensino de Ciências/Biologia, para que o aluno se sinta mais próximo da disciplina e motivado a aprender.