JOGO MATEMÁTICO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA ÂNGULOS NOTÁVEIS E LOCALIZAÇÃO NO PLANO CARTESIANO NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÕES NA VISÃO DE DOIS PROFESSORES DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DOS JOGOS.
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21293 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3493 "inscrito_id" => 3735 "titulo" => "JOGO MATEMÁTICO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA ÂNGULOS NOTÁVEIS E LOCALIZAÇÃO NO PLANO CARTESIANO NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÕES NA VISÃO DE DOIS PROFESSORES DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DOS JOGOS." "resumo" => "O presente trabalho foi realizado no município de Mamanguape-Pb no ano de 2015, numa escola da rede pública de ensino. O trabalho objetivou por investigar e descrever as principais percepções na visão de dois professores de matemática ao utilizarem do uso dos jogos em suas aulas, nessas perspectivas procurou-se verificar se os professores faziam uso de outras práticas letivas de ensino e métodos de ensino no caso de jogos como complemento de suas práticas pedagógicas. A pesquisa teve três momentos, como de conhecer o entorno do ambiente, como também o corpo docente. Procuramos observar dois professores e apresentá-los a nossa proposta de ensino com a utilização do Jogo Batalha Naval Circular no ramo de trigonometria, mais precisamente onde há um número elevado de alunos que sentem e desenvolvem dificuldades. Escolhemos o conteúdo de Ângulos Notáveis para que o conteúdo fosse abordado no jogo escolhido e do mesmo poder retirar as percepções de visão sobre o uso dos jogos em conteúdos específicos para tentar alcançar os objetivos que os educadores almejam ao planejar suas aulas muitas vezes com o método tradicional. O segundo e o terceiro momento foram baseados em analisar as respostas dos professores através de um questionário sobre como eram suas práticas e o que buscavam alcançar, se iriam ou não fazer uso do jogo Batalha Naval Circular, se já vinha utilizando este ou outros recursos ligando a outros conteúdos, percepções estas que foram analisadas através de suas respostas tendo uma melhor compreensão sobre o que pensam desses recursos metodológicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "ALUNOS, BATALHA NAVAL CIRCULAR, JOGOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID3735_19082016155845.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARILENE DE FREITAS PEREIRA" "autor_nome_curto" => "LENY FREITAS" "autor_email" => "lennynha-mme@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21293 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3493 "inscrito_id" => 3735 "titulo" => "JOGO MATEMÁTICO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA ÂNGULOS NOTÁVEIS E LOCALIZAÇÃO NO PLANO CARTESIANO NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÕES NA VISÃO DE DOIS PROFESSORES DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DOS JOGOS." "resumo" => "O presente trabalho foi realizado no município de Mamanguape-Pb no ano de 2015, numa escola da rede pública de ensino. O trabalho objetivou por investigar e descrever as principais percepções na visão de dois professores de matemática ao utilizarem do uso dos jogos em suas aulas, nessas perspectivas procurou-se verificar se os professores faziam uso de outras práticas letivas de ensino e métodos de ensino no caso de jogos como complemento de suas práticas pedagógicas. A pesquisa teve três momentos, como de conhecer o entorno do ambiente, como também o corpo docente. Procuramos observar dois professores e apresentá-los a nossa proposta de ensino com a utilização do Jogo Batalha Naval Circular no ramo de trigonometria, mais precisamente onde há um número elevado de alunos que sentem e desenvolvem dificuldades. Escolhemos o conteúdo de Ângulos Notáveis para que o conteúdo fosse abordado no jogo escolhido e do mesmo poder retirar as percepções de visão sobre o uso dos jogos em conteúdos específicos para tentar alcançar os objetivos que os educadores almejam ao planejar suas aulas muitas vezes com o método tradicional. O segundo e o terceiro momento foram baseados em analisar as respostas dos professores através de um questionário sobre como eram suas práticas e o que buscavam alcançar, se iriam ou não fazer uso do jogo Batalha Naval Circular, se já vinha utilizando este ou outros recursos ligando a outros conteúdos, percepções estas que foram analisadas através de suas respostas tendo uma melhor compreensão sobre o que pensam desses recursos metodológicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "ALUNOS, BATALHA NAVAL CIRCULAR, JOGOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID3735_19082016155845.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARILENE DE FREITAS PEREIRA" "autor_nome_curto" => "LENY FREITAS" "autor_email" => "lennynha-mme@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }