Dentre as disciplinas que compõem o currículo do ensino médio, a física é tida por muitos alunos como uma das mais difíceis de serem compreendidas. A razão disso pode ser por causa da forma com que a disciplina é ministrada, sendo os conceitos trabalhados de forma muito teórica e sem qualquer ligação com a realidade vivida pelo aluno. Para mudar esta situação, elaboramos uma história em quadrinhos que explicasse os conceitos de calor e temperatura de forma simples, com o auxilio de exemplos comumente observados dentro de casa e sem a utilização de qualquer tratamento matemático. Construímos a história “Uma tarde sobre termologia” para ser usada pelo professor de física em sala da aula como uma ferramenta de ensino e aprendizagem, complementando o ensino da disciplina. Pretendemos que, por meio deste trabalho, possamos melhorar o ensino da física o tornando mais lúdico e mais próximo dos alunos, melhorando também a aceitação da física por eles. Por meio dos quadrinhos que fabricamos, mostramos um dia comum de estudos de duas alunas do ensino médio, sendo estas residentes e estudantes do município de Seropédica, onde atua o programa PIBID-Física UFRRJ. Decidimos por usar o formato quadrinizado, pois, muitos trabalhos já comprovaram a sua eficiência no ensino de diversas disciplinas, sendo os quadrinhos bastante atrativos para jovens e adolescentes. Como resultado, obtivemos uma história em quadrinhos da forma que havíamos planejado totalmente pautada nos conceitos físicos que nos propormos a explicar e ainda abordando a realidade do estudante de Seropédica. Portanto, concluímos que o uso deste tipo de material didático pode vir a ser bastante positivo para o ensino da física e transforma-la em algo mais palpável e atrativo para os alunos.