O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21767 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2064 "inscrito_id" => 9323 "titulo" => "O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA" "resumo" => "Dentre as disciplinas que compõem o currículo do ensino médio, a física é tida por muitos alunos como uma das mais difíceis de serem compreendidas. A razão disso pode ser por causa da forma com que a disciplina é ministrada, sendo os conceitos trabalhados de forma muito teórica e sem qualquer ligação com a realidade vivida pelo aluno. Para mudar esta situação, elaboramos uma história em quadrinhos que explicasse os conceitos de calor e temperatura de forma simples, com o auxilio de exemplos comumente observados dentro de casa e sem a utilização de qualquer tratamento matemático. Construímos a história “Uma tarde sobre termologia” para ser usada pelo professor de física em sala da aula como uma ferramenta de ensino e aprendizagem, complementando o ensino da disciplina. Pretendemos que, por meio deste trabalho, possamos melhorar o ensino da física o tornando mais lúdico e mais próximo dos alunos, melhorando também a aceitação da física por eles. Por meio dos quadrinhos que fabricamos, mostramos um dia comum de estudos de duas alunas do ensino médio, sendo estas residentes e estudantes do município de Seropédica, onde atua o programa PIBID-Física UFRRJ. Decidimos por usar o formato quadrinizado, pois, muitos trabalhos já comprovaram a sua eficiência no ensino de diversas disciplinas, sendo os quadrinhos bastante atrativos para jovens e adolescentes. Como resultado, obtivemos uma história em quadrinhos da forma que havíamos planejado totalmente pautada nos conceitos físicos que nos propormos a explicar e ainda abordando a realidade do estudante de Seropédica. Portanto, concluímos que o uso deste tipo de material didático pode vir a ser bastante positivo para o ensino da física e transforma-la em algo mais palpável e atrativo para os alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "FÍSICA, TERMOLOGIA, HISTÓRIA EM QUADRINHOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID9323_15082016194721.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA DE FREITAS FRINHANI" "autor_nome_curto" => "LARISSAFRINHANI" "autor_email" => "l.frinhani@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JNEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21767 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2064 "inscrito_id" => 9323 "titulo" => "O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA" "resumo" => "Dentre as disciplinas que compõem o currículo do ensino médio, a física é tida por muitos alunos como uma das mais difíceis de serem compreendidas. A razão disso pode ser por causa da forma com que a disciplina é ministrada, sendo os conceitos trabalhados de forma muito teórica e sem qualquer ligação com a realidade vivida pelo aluno. Para mudar esta situação, elaboramos uma história em quadrinhos que explicasse os conceitos de calor e temperatura de forma simples, com o auxilio de exemplos comumente observados dentro de casa e sem a utilização de qualquer tratamento matemático. Construímos a história “Uma tarde sobre termologia” para ser usada pelo professor de física em sala da aula como uma ferramenta de ensino e aprendizagem, complementando o ensino da disciplina. Pretendemos que, por meio deste trabalho, possamos melhorar o ensino da física o tornando mais lúdico e mais próximo dos alunos, melhorando também a aceitação da física por eles. Por meio dos quadrinhos que fabricamos, mostramos um dia comum de estudos de duas alunas do ensino médio, sendo estas residentes e estudantes do município de Seropédica, onde atua o programa PIBID-Física UFRRJ. Decidimos por usar o formato quadrinizado, pois, muitos trabalhos já comprovaram a sua eficiência no ensino de diversas disciplinas, sendo os quadrinhos bastante atrativos para jovens e adolescentes. Como resultado, obtivemos uma história em quadrinhos da forma que havíamos planejado totalmente pautada nos conceitos físicos que nos propormos a explicar e ainda abordando a realidade do estudante de Seropédica. Portanto, concluímos que o uso deste tipo de material didático pode vir a ser bastante positivo para o ensino da física e transforma-la em algo mais palpável e atrativo para os alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "FÍSICA, TERMOLOGIA, HISTÓRIA EM QUADRINHOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID9323_15082016194721.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA DE FREITAS FRINHANI" "autor_nome_curto" => "LARISSAFRINHANI" "autor_email" => "l.frinhani@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JNEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }