Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: A EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UEPB NO PROAFE – PROGRAMA DE APOIO À FORMAÇÃO E AO ENSINO DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE - PB

Palavra-chaves: PRÁTICA, TEORIA, CAPACITAÇÃO Pôster (PO) Ensino de Ciências
0 of 0
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20390 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 661 "inscrito_id" => 1786 "titulo" => "ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: A EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UEPB NO PROAFE – PROGRAMA DE APOIO À FORMAÇÃO E AO ENSINO DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE - PBATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: A EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UEPB NO PROAFE – PROGRAMA DE APOIO À FORMAÇÃO E AO ENSINO " "resumo" => """ O PROAFE - Programa de Apoio à Formação e ao Ensino do Município de Campina Grande – PB, surgiu da necessidade de integrar os processos de formação docente e de capacitação de nossos professores para o ensino das ciências naturais da rede pública municipal, considerada a realidade em que as estratégias didático-pedagógicas não conseguem aproximar a realidade das nossas crianças e dos recursos didáticos que os professores dispõem para realização de suas aulas. Partindo desta premissa os monitores, estudantes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, desenvolveram um trabalho de implementação de uma metodologia com aulas experimentas visando estimular a aprendizagem de estudantes do 6º ano da rede municipal de ensino de Campina grande – PB, visto que a estratégia utilizada é predominantemente caracterizada por abordagens teóricas.\r\nO PROAFE - Programa de Apoio à Formação e ao Ensino do Município de Campina Grande – PB, surgiu da necessidade de integrar os processos de formação docente e de Na perspectiva dos licenciandos em Ciências Biológicas as abordagens práticas utilizadas através do PROAFE trazem um modelo que une a teoria à prática melhorando assim o aprendizado e assimilação dos conteúdos ministrados aos estudantes da rede municipal de ensino da cidade de Campina Grande – PB. Percebe-se que é notório que apenas teoria não é o suficiente para o melhor aprendizado e o PROAFE teve essa missão de melhorar o aprendizado dos estudantes do 6º ano da rede municipal de ensino preparar melhor os licenciandos, pois já adquiri-se experiência para trabalhar a teoria e assim mostrá-la também de forma prática.\r\nNa perspectiva dos licenciandos em Ciências Biológicas as abordagens práticas utilizadas através do PROAFE trazem um modelo que une a teoria à prática melhorand O Programa dispõe deste aprimoramento de ensino-apendizagem, onde ao mesmo tempo em que o licenciando repassa seus conhecimentos aos alunos da rede municipal ele adquire experiência para trabalhar com suas turmas uma que vez que ao concluir a graduação irá se tornar um professor, e também este conhecimento adquirido pelos alunos do 6º ano os transforma em cidadãos críticos que visualizam a ciência em todo lugar.O Programa dispõe deste aprimoramento de ensino-apendizagem, onde ao mesmo tempo em que o licenciando repassa seus conhecimentos aos alunos da rede municipal el """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "PRÁTICA, TEORIA, CAPACITAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID1786_06082016195530.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE RAFAEL GOUVEIA" "autor_nome_curto" => "FELIPE GOUVEIA" "autor_email" => "felipergouveia21@gmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20390 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 661 "inscrito_id" => 1786 "titulo" => "ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: A EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UEPB NO PROAFE – PROGRAMA DE APOIO À FORMAÇÃO E AO ENSINO DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE - PBATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: A EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UEPB NO PROAFE – PROGRAMA DE APOIO À FORMAÇÃO E AO ENSINO " "resumo" => """ O PROAFE - Programa de Apoio à Formação e ao Ensino do Município de Campina Grande – PB, surgiu da necessidade de integrar os processos de formação docente e de capacitação de nossos professores para o ensino das ciências naturais da rede pública municipal, considerada a realidade em que as estratégias didático-pedagógicas não conseguem aproximar a realidade das nossas crianças e dos recursos didáticos que os professores dispõem para realização de suas aulas. Partindo desta premissa os monitores, estudantes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, desenvolveram um trabalho de implementação de uma metodologia com aulas experimentas visando estimular a aprendizagem de estudantes do 6º ano da rede municipal de ensino de Campina grande – PB, visto que a estratégia utilizada é predominantemente caracterizada por abordagens teóricas.\r\nO PROAFE - Programa de Apoio à Formação e ao Ensino do Município de Campina Grande – PB, surgiu da necessidade de integrar os processos de formação docente e de Na perspectiva dos licenciandos em Ciências Biológicas as abordagens práticas utilizadas através do PROAFE trazem um modelo que une a teoria à prática melhorando assim o aprendizado e assimilação dos conteúdos ministrados aos estudantes da rede municipal de ensino da cidade de Campina Grande – PB. Percebe-se que é notório que apenas teoria não é o suficiente para o melhor aprendizado e o PROAFE teve essa missão de melhorar o aprendizado dos estudantes do 6º ano da rede municipal de ensino preparar melhor os licenciandos, pois já adquiri-se experiência para trabalhar a teoria e assim mostrá-la também de forma prática.\r\nNa perspectiva dos licenciandos em Ciências Biológicas as abordagens práticas utilizadas através do PROAFE trazem um modelo que une a teoria à prática melhorand O Programa dispõe deste aprimoramento de ensino-apendizagem, onde ao mesmo tempo em que o licenciando repassa seus conhecimentos aos alunos da rede municipal ele adquire experiência para trabalhar com suas turmas uma que vez que ao concluir a graduação irá se tornar um professor, e também este conhecimento adquirido pelos alunos do 6º ano os transforma em cidadãos críticos que visualizam a ciência em todo lugar.O Programa dispõe deste aprimoramento de ensino-apendizagem, onde ao mesmo tempo em que o licenciando repassa seus conhecimentos aos alunos da rede municipal el """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "PRÁTICA, TEORIA, CAPACITAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID1786_06082016195530.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE RAFAEL GOUVEIA" "autor_nome_curto" => "FELIPE GOUVEIA" "autor_email" => "felipergouveia21@gmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O PROAFE - Programa de Apoio à Formação e ao Ensino do Município de Campina Grande – PB, surgiu da necessidade de integrar os processos de formação docente e de capacitação de nossos professores para o ensino das ciências naturais da rede pública municipal, considerada a realidade em que as estratégias didático-pedagógicas não conseguem aproximar a realidade das nossas crianças e dos recursos didáticos que os professores dispõem para realização de suas aulas. Partindo desta premissa os monitores, estudantes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, desenvolveram um trabalho de implementação de uma metodologia com aulas experimentas visando estimular a aprendizagem de estudantes do 6º ano da rede municipal de ensino de Campina grande – PB, visto que a estratégia utilizada é predominantemente caracterizada por abordagens teóricas. Na perspectiva dos licenciandos em Ciências Biológicas as abordagens práticas utilizadas através do PROAFE trazem um modelo que une a teoria à prática melhorando assim o aprendizado e assimilação dos conteúdos ministrados aos estudantes da rede municipal de ensino da cidade de Campina Grande – PB. Percebe-se que é notório que apenas teoria não é o suficiente para o melhor aprendizado e o PROAFE teve essa missão de melhorar o aprendizado dos estudantes do 6º ano da rede municipal de ensino preparar melhor os licenciandos, pois já adquiri-se experiência para trabalhar a teoria e assim mostrá-la também de forma prática. O Programa dispõe deste aprimoramento de ensino-apendizagem, onde ao mesmo tempo em que o licenciando repassa seus conhecimentos aos alunos da rede municipal ele adquire experiência para trabalhar com suas turmas uma que vez que ao concluir a graduação irá se tornar um professor, e também este conhecimento adquirido pelos alunos do 6º ano os transforma em cidadãos críticos que visualizam a ciência em todo lugar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.