SILVA, José Marcos Da. As contribuições da música no ensino da geometria. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/20306>. Acesso em: 05/11/2024 10:12
A música está presente na vida dos seres humanos desde o seu nascimento, e a criança tem necessidades de desenvolver o senso de ritmo. A música tem sua contribuição para o desenvolvimento cognitivo e motor despertando a criatividade. No dia a dia do aluno, ela vem atendendo a diversos propósitos como suporte para a formação de hábitos, atitudes, disciplina e condicionamento da rotina. Partindo da hipótese de que a música pode influenciar o desenvolvimento cognitivo e motor do aluno, a presente pesquisa tem como proposta investigar a visão do aluno analisando a relação existente entre a evolução tecnológica, o seu aprendizado, valorizando os meios tecnológicos utilizados por ele em sala de aula “o aparelho celular” e os resultados obtidos na aquisição e produção do conhecimento através da música e sua contribuição para o ensino e aprendizagem da geometria. Mostrou as possibilidades e a importância do uso da música para que esta se constitua numa ferramenta que venha auxiliar o trabalho do professor e facilitar a aprendizagem do aluno, uma vez que querem utilizar seus aparelhos celulares em aula com outras finalidades. Sabemos que a prática do uso da música não substitui a função do professor, porém, é necessário somar as diversas formas de ensinar, proporcionando uma aprendizagem dinâmica e interativa. Pode-se destacar os motivos do baixo desempenho dos alunos, entre eles, a falta de conhecimento dos conceitos primitivos da geometria, a falta dos materiais essenciais (lápis, régua, esquadros, transferidor e compasso) e o uso constante dos dispositivos eletrônicos (celular e smartphone) em aula. Com isso, a pesquisa possibilitou perceber que com essa metodologia as aulas de geometria passaram a despertar mais interesses e contribuiu para melhor rendimento, estimulando a criatividade dos alunos.