Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS CONTRIBUIÇÕES DA MÚSICA NO ENSINO DA GEOMETRIA

Palavra-chaves: TECNOLOGIA, MÚSICA, ENSINO Comunicação Oral (CO) Educação Matemática
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20306
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2732
    "inscrito_id" => 1631
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA MÚSICA NO ENSINO DA GEOMETRIA"
    "resumo" => "A música está presente na vida dos seres humanos desde o seu nascimento, e a criança tem necessidades de desenvolver o senso de ritmo. A música tem sua contribuição para o desenvolvimento cognitivo e motor despertando a criatividade. No dia a dia do aluno, ela vem atendendo a diversos propósitos como suporte para a formação de hábitos, atitudes, disciplina e condicionamento da rotina. Partindo da hipótese de que a música pode influenciar o desenvolvimento cognitivo e motor do aluno, a presente pesquisa tem como proposta investigar a visão do aluno analisando a relação existente entre a evolução tecnológica, o seu aprendizado, valorizando os meios tecnológicos utilizados por ele em sala de aula “o aparelho celular” e os resultados obtidos na aquisição e produção do conhecimento através da música e sua contribuição para o ensino e aprendizagem da geometria. Mostrou as possibilidades e a importância do uso da música para que esta se constitua numa ferramenta que venha auxiliar o trabalho do professor e facilitar a aprendizagem do aluno, uma vez que querem utilizar seus aparelhos celulares em aula com outras finalidades. Sabemos que a prática do uso da música não substitui a função do professor, porém, é necessário somar as diversas formas de ensinar, proporcionando uma aprendizagem dinâmica e interativa. Pode-se destacar os motivos do baixo desempenho dos alunos, entre eles, a falta de conhecimento dos conceitos primitivos da geometria, a falta dos materiais essenciais (lápis, régua, esquadros, transferidor e compasso) e o uso constante dos dispositivos eletrônicos (celular e smartphone) em aula. Com isso, a pesquisa possibilitou perceber que com essa metodologia as aulas de geometria passaram a despertar mais interesses e contribuiu para melhor rendimento, estimulando a criatividade dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, MÚSICA, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID1631_17082016164449.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ MARCOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "J.MARCOS"
    "autor_email" => "mzosilva@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UFF"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20306
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2732
    "inscrito_id" => 1631
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA MÚSICA NO ENSINO DA GEOMETRIA"
    "resumo" => "A música está presente na vida dos seres humanos desde o seu nascimento, e a criança tem necessidades de desenvolver o senso de ritmo. A música tem sua contribuição para o desenvolvimento cognitivo e motor despertando a criatividade. No dia a dia do aluno, ela vem atendendo a diversos propósitos como suporte para a formação de hábitos, atitudes, disciplina e condicionamento da rotina. Partindo da hipótese de que a música pode influenciar o desenvolvimento cognitivo e motor do aluno, a presente pesquisa tem como proposta investigar a visão do aluno analisando a relação existente entre a evolução tecnológica, o seu aprendizado, valorizando os meios tecnológicos utilizados por ele em sala de aula “o aparelho celular” e os resultados obtidos na aquisição e produção do conhecimento através da música e sua contribuição para o ensino e aprendizagem da geometria. Mostrou as possibilidades e a importância do uso da música para que esta se constitua numa ferramenta que venha auxiliar o trabalho do professor e facilitar a aprendizagem do aluno, uma vez que querem utilizar seus aparelhos celulares em aula com outras finalidades. Sabemos que a prática do uso da música não substitui a função do professor, porém, é necessário somar as diversas formas de ensinar, proporcionando uma aprendizagem dinâmica e interativa. Pode-se destacar os motivos do baixo desempenho dos alunos, entre eles, a falta de conhecimento dos conceitos primitivos da geometria, a falta dos materiais essenciais (lápis, régua, esquadros, transferidor e compasso) e o uso constante dos dispositivos eletrônicos (celular e smartphone) em aula. Com isso, a pesquisa possibilitou perceber que com essa metodologia as aulas de geometria passaram a despertar mais interesses e contribuiu para melhor rendimento, estimulando a criatividade dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, MÚSICA, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID1631_17082016164449.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ MARCOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "J.MARCOS"
    "autor_email" => "mzosilva@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UFF"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A música está presente na vida dos seres humanos desde o seu nascimento, e a criança tem necessidades de desenvolver o senso de ritmo. A música tem sua contribuição para o desenvolvimento cognitivo e motor despertando a criatividade. No dia a dia do aluno, ela vem atendendo a diversos propósitos como suporte para a formação de hábitos, atitudes, disciplina e condicionamento da rotina. Partindo da hipótese de que a música pode influenciar o desenvolvimento cognitivo e motor do aluno, a presente pesquisa tem como proposta investigar a visão do aluno analisando a relação existente entre a evolução tecnológica, o seu aprendizado, valorizando os meios tecnológicos utilizados por ele em sala de aula “o aparelho celular” e os resultados obtidos na aquisição e produção do conhecimento através da música e sua contribuição para o ensino e aprendizagem da geometria. Mostrou as possibilidades e a importância do uso da música para que esta se constitua numa ferramenta que venha auxiliar o trabalho do professor e facilitar a aprendizagem do aluno, uma vez que querem utilizar seus aparelhos celulares em aula com outras finalidades. Sabemos que a prática do uso da música não substitui a função do professor, porém, é necessário somar as diversas formas de ensinar, proporcionando uma aprendizagem dinâmica e interativa. Pode-se destacar os motivos do baixo desempenho dos alunos, entre eles, a falta de conhecimento dos conceitos primitivos da geometria, a falta dos materiais essenciais (lápis, régua, esquadros, transferidor e compasso) e o uso constante dos dispositivos eletrônicos (celular e smartphone) em aula. Com isso, a pesquisa possibilitou perceber que com essa metodologia as aulas de geometria passaram a despertar mais interesses e contribuiu para melhor rendimento, estimulando a criatividade dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.