Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A TEORIA DA APROXIMAÇÃO DA ATIVIDADE APLICADA À APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Palavra-chaves: TEORIA DA APROXIMAÇÃO DA ATIVIDADE, METODOLOGIAS DE ENSINO, ENSINO DE MATEMÁTICA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Comunicação Oral (CO) Educação Matemática
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20102
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 378
    "inscrito_id" => 7360
    "titulo" => "A TEORIA DA APROXIMAÇÃO DA ATIVIDADE APLICADA À APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Este projeto teve como objetivo principal identificar as contribuições metodológicas de ensino da Teoria da Aproximação da Atividade no ensino da matemática, quando esta foi aplicada a estudantes do Ensino Fundamental. A metodologia do projeto caracterizou-se por ser um estudo exploratório quanto à finalidade, do tipo estudo de caso quanto à aquisição e análise de dados. Os instrumentos utilizados foram questionários semiestruturados e diário de campo. Os sujeitos participantes do estudo foram 10 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, regulamente matrículas em uma escola pública do município de João Pessoa - Paraíba. O período da investigação de campo ocorreu entre os meses de maio a outubro de 2015, no qual foram desenvolvidas diversas tarefas de matemática que discutiam os principais conceitos das operações básicas através da resolução de problemas seguindo as etapas da Teoria da Aproximação da Atividade. Os resultados foram satisfatórios no que remetem a dois aspectos principais: o desenvolvimento do pensamento lógico dos participantes na resolução de problemas matemáticos e a prática de ensino de matemática das futuras licenciadas do curso de Pedagogia, ao favorecer uma melhor formação acadêmica aos participantes e possibilitar a melhoria da qualidade na Educação Básica no nosso Estado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "TEORIA DA APROXIMAÇÃO DA ATIVIDADE, METODOLOGIAS DE ENSINO, ENSINO DE MATEMÁTICA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID7360_21072016111828.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSIANE TARGINO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSIANE TARGINO"
    "autor_email" => "josiane2011pilar@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20102
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 378
    "inscrito_id" => 7360
    "titulo" => "A TEORIA DA APROXIMAÇÃO DA ATIVIDADE APLICADA À APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Este projeto teve como objetivo principal identificar as contribuições metodológicas de ensino da Teoria da Aproximação da Atividade no ensino da matemática, quando esta foi aplicada a estudantes do Ensino Fundamental. A metodologia do projeto caracterizou-se por ser um estudo exploratório quanto à finalidade, do tipo estudo de caso quanto à aquisição e análise de dados. Os instrumentos utilizados foram questionários semiestruturados e diário de campo. Os sujeitos participantes do estudo foram 10 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, regulamente matrículas em uma escola pública do município de João Pessoa - Paraíba. O período da investigação de campo ocorreu entre os meses de maio a outubro de 2015, no qual foram desenvolvidas diversas tarefas de matemática que discutiam os principais conceitos das operações básicas através da resolução de problemas seguindo as etapas da Teoria da Aproximação da Atividade. Os resultados foram satisfatórios no que remetem a dois aspectos principais: o desenvolvimento do pensamento lógico dos participantes na resolução de problemas matemáticos e a prática de ensino de matemática das futuras licenciadas do curso de Pedagogia, ao favorecer uma melhor formação acadêmica aos participantes e possibilitar a melhoria da qualidade na Educação Básica no nosso Estado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "TEORIA DA APROXIMAÇÃO DA ATIVIDADE, METODOLOGIAS DE ENSINO, ENSINO DE MATEMÁTICA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID7360_21072016111828.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSIANE TARGINO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSIANE TARGINO"
    "autor_email" => "josiane2011pilar@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este projeto teve como objetivo principal identificar as contribuições metodológicas de ensino da Teoria da Aproximação da Atividade no ensino da matemática, quando esta foi aplicada a estudantes do Ensino Fundamental. A metodologia do projeto caracterizou-se por ser um estudo exploratório quanto à finalidade, do tipo estudo de caso quanto à aquisição e análise de dados. Os instrumentos utilizados foram questionários semiestruturados e diário de campo. Os sujeitos participantes do estudo foram 10 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, regulamente matrículas em uma escola pública do município de João Pessoa - Paraíba. O período da investigação de campo ocorreu entre os meses de maio a outubro de 2015, no qual foram desenvolvidas diversas tarefas de matemática que discutiam os principais conceitos das operações básicas através da resolução de problemas seguindo as etapas da Teoria da Aproximação da Atividade. Os resultados foram satisfatórios no que remetem a dois aspectos principais: o desenvolvimento do pensamento lógico dos participantes na resolução de problemas matemáticos e a prática de ensino de matemática das futuras licenciadas do curso de Pedagogia, ao favorecer uma melhor formação acadêmica aos participantes e possibilitar a melhoria da qualidade na Educação Básica no nosso Estado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • JOSE BARROS

    metodologia do trabalho científico

    30/03/2023 08:29:54

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.