A pesquisa tem como seu principal objetivo analisar e elencar o papel efetivo do coordenador pedagógico enquanto agente articulador da formação continuada dos professores na instituição escolar pública. Trazendo um pouco a sua evolução histórica no decorrer do processo histórico e social no Brasil. Definimos que teríamos como campo empírico uma escola da rede estadual de modalidade ensino Médio da cidade do Natal no Estado do Rio Grande do Norte. Participaram da pesquisa os professores dos dois turnos: o matutino e o vespertino, de diferentes áreas de conhecimentos, a coordenadora pedagógica geral e a diretora e a vice-diretora da instituição escolar. Desta forma, utilizamos como instrumentos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, a observação, a entrevista, o questionário e análise documental. Sendo assim, investigou-se a seguinte questão: como se dá articulação que o coordenador pedagógico desenvolve na instituição de ensino escolar contribui para o processo de formação dos professores de diferentes áreas de conhecimento. Os resultados apontaram que o trabalho desenvolvido pela coordenadora pedagógica na escola contribui para a reflexão e tomada de consciência dos professores, caracterizando dessa forma em formação, contribuindo para a melhoria do ensino – aprendizagem. O espaço/tempo de formação em serviço acontece no horário de atividade de coordenação, não abrangendo nesse momento o coletivo da escola, mas, pequenos grupos e individual, uma vez, que esse horário é combinado e organizado por áreas disciplinares. O estudo foi pautado nas obras bibliográficas de teóricos da educação como Saviane (2002), Fusari (2008, Garrido (2008), Mi-nayo (2001), Nóvoa (1992), Imbernóm (2009 e 2010) e Vasconcelos (2009).