Na contemporaneidade, é cada vez mais necessário que a formação de professores possa romper os modelos engessados de ensino conteudista e tradicional, e consolidar metodologias inerentes às novas demandas sociais e científicas. Nessa direção, insere-se o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, o qual tem por objetivo, não apenas inserir graduandos na realidade do ensino básico, mas também possibilitá-los desenvolver metodologias de ensino diversificadas, contribuindo para o aperfeiçoamento da prática docente. Assim, esse trabalho teve como objetivo conhecer os impactos do PIBID na formação de licenciandos, bolsistas de iniciação à docência contemplados pelo Programa. Teve como sujeitos alunos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Letras, Matemática e Física da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu – FECLI, campus da Universidade Estadual do Ceará. A pesquisa, de abordagem qualitativa, lançou mão de uma pergunta subjetiva, aberta, para a coleta de dados. O estudo permitiu concluir que a prática, atrelada a conceitos teóricos, permite a melhor forma do bolsista desempenhar seu papel na construção da educação e conhecer os pontos pertinentes de crescimento na área de ensino. Pode-se dizer que os benefícios do Programa contemplam os futuros docentes, os professores e alunos das escolas parceiras do PIBID. Com tantos avanços tecnológicos, planejar aulas atrativas e que consigam passar o conhecimento desejado aos alunos é algo cada vez mais desafiador. Assim, no âmbito do Programa, novas perspectivas têm agregado valor à prática profissional na direção da humanização e sensibilização dos futuros professores.