Este estudo trata sobre possibilidades de combate ao racismo na escola. Foi realizado em caráter exploratório, através de levantamento bibliográfico da leitura de textos de livros e artigos que se referem ao racismo e suas possibilidades de superação na escola através de uma ação pedagógica consciente e engajada no âmbito do ensino fundamental, por entenderemos que é nessa fase da vida em que as crianças e os adolescentes despertam para a percepção do mundo e das relações sociais com um olhar mais aguçado da realidade. Dessa maneira, procuramos responder a seguinte questão: Como seria possível oferecermos condições efetivas e permanentes de combate ao racismo na escola, em meio a um contexto atual bastante adverso a isso? Justificamos o estudo pelo fato de existirem pesquisas científicas apoiadas por sérios órgãos nacionais e internacionais apontando que nas escolas brasileiras têm-se descuidado das práticas sutis de racismo existentes entre alunos e professores e resgatarmos a discussão deste tema no interior da escolar se constitui de suma importância. O combate ao racismo dar-se-á de forma mais efetiva a partir da formulação, proposição e execução de políticas de currículo, norteando as ações e práticas pedagógicas capaz de oferecer formação consciente, sólida e eficaz voltadas para esse fim.