Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTENDENDO A PERMEABILIDADE DOS SOLOS: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA COM MATERIAL RECICLÁVEL

Palavra-chaves: REAPROVEITAMENTO, ESCOAMENTO, PERMEABILIDADE DA ÁGUA Pôster (PO) Ensino de Ciências
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A permeabilidade dos tipos de solo refere-se ao processo pelo qual os solos permitem o escoamento de água em seu meio, é importante observar a utilização deste processo, pois muitos descasos de construções ocorrem devido à má absorção de água pelo solo utilizado (TONIN, 2013). A infiltração e escoamento da água pelo solo, também contribuem para o ciclo da água, em geral quando a quantidade de água é superior à capacidade que os poros dos solos permitem, esta transborda e dá origem a aquíferos, e a água que se infiltra no subsolo é absorvida pelas raízes das plantas e liberadas no ar pelo processo de transpiração (LACERDA, 2007). Devido a sua importância se faz necessário atitudes que visem à manutenção, proteção e conservação dos aspectos dos solos. Buscou-se enfatizar as características do solo e enfatizar sua importância para o homem e o meio ambiente. Este trabalho teve por objetivos reconhecer e visualizar a importância da permeabilidade da água em diferentes tipos de solo, utilizando garrafas plásticas, também observar e compreender os processos de escoamento de líquido durante a prática, referenciando os solos trabalhados durante a prática com o tipo de solo observado diariamente na região. Para realizar a atividade os alunos foram divididos em 5 grupos com 4 componentes, cada grupo recebeu 4 garrafas para montarem modelos, sendo acrescentados nos modelos dois solos bases (brita e areia grossa), que foram compartilhados por todos os modelos e em seguida quatro tipos de solos diferentes (argila, brita, húmus e areia fina), um solo diferente para cada componente do grupo, onde a visualização da movimentação da água pelos tipos de solo de cada grupo foi feita pelo grande grupo. Esta aprendizagem foi importante para os alunos, por proporcionar o conhecimento quanto aos aspectos de escoamento nos solos, que pode ser utilizado por eles para evitar prejuízos quanto a este fenômeno e utilizá-lo a seu beneficio, também permitiu a melhor atenção, por tratar de uma atividade prática, o que contribuiu para mudar um pouco a rotina de sala de aula que por vezes se torna muito monótona. Pôde-se verificar a importância do PIBID na aplicação prática na escola, funcionando como uma ferramenta alternativa eficiente para o ensino de ciências. A atividade experimental atingiu os objetivos, sendo de grande importância para o meio ambiente, retirando garrafas pet descartadas pelo homem.

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