Este trabalho teve origem nos estudos do OBEDUC e teve como objetivo investigar a relação do professor com o PROEJA, tendo em vista identificar e analisar a visão que o professor tem dos alunos do PROEJA com o intuito de avaliar como é garantido o direito de jovens e adultos a uma formação integrada e a um atendimento específico. A pesquisa justificou-se pela intenção de avançar nas discussões sobre a Educação de Jovens e Adultos. Os dados da pesquisa foram obtidos através de entrevistas com docentes do PROEJA do IFFluminense - campus Centro , que constituíram um corpus para análise do discurso dos professores. Para essa investigação, tomamos como base os pressupostos teóricos levantados, principalmente, por Haddad e Di Pierro (2000) e Paiva (2006). Assim, a partir dos resultados, observamos que os docentes precisam superar o preconceito e a discriminação que veem a modalidade de adultos como uma modalidade de menor valor e de menor prestígio e, sobretudo, acompanhar as mudanças dos últimos tempos e aprender a lidar com os novos sentidos que a EJA vem assumindo, preparando-se para trabalhar com a pluralidade desses sujeitos.