A sociedade do século XXI se depara com velozes e rápidas transformações, no campo do conhecimento, oriundas do avanço das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Nesse cenário, evidenciam-se necessárias reconfigurações nos processos avaliativos, sobretudo, aqueles que se referem à aprendizagem colaborativa e significativa, desenvolvida em espaços assíncronos. Na missão de apresentar novas contribuições para tal cenário, como procedimento metodológico de uma pesquisa decorrida numa Tese de Doutorado, efetivou-se o mapeamento cognitivo de dados, relativos à realização de atividades discentes, decorridas junto a uma disciplina de Informática Educativa, dados estes compostos por narrativas, que foram postadas por estudantes de graduação, em Fóruns de Discussão do Ambiente Virtual de Aprendizagem TelEduc, durante a realização de atividades discentes. Estes dados foram submetidos aos pressupostos teóricos e metodológicos da técnica de análise textual discursiva, visando a obtenção de categorias, do tipo dedutivas e indutivas. As vinte e oito categorias obtidas foram então organizadas, na forma de eixos temáticos. Posteriormente, seguindo pressupostos teóricos e metodológicos adotados na pesquisa, as categorias foram submetidas a um processamento computacional, através do uso do software CHIC (classificação hierárquica, implicativa e coesitiva), para se poder proceder à realização de um processo de análise qualitativa de dados multidimensionais. Numa das saídas de dados do CHIC, as categorias puderam ser visualizadas, através de uma árvore de similaridade, numa forma de subdivisão em classes de categorias, quando estas se apresentaram organizadas e inter-relacionadas de forma hierárquica e relacional. A análise dos resultados, efetivada a partir das classes de categorias, segue um princípio hierárquico e inter-relacional, o qual é baseado: nos valores numéricos decrescentes dos índices de similaridade das classes de categorias, nas categorias e suas relações com as narrativas dos alunos e também com o referencial teórico e objetivos adotados na Tese de Doutorado. Decorrentemente, da análise de dados multidimensionais afloraram indícios de importantes aspectos de caráter transdisciplinar, pedagógicos e tecnológicos, envolvidos no processo de aprendizagem significativa e assíncrona dos cursistas, durante o transcurso da disciplina de Informática Educativa ofertada no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. A partir da análise qualitativa de dados multidimensionais efetivada, emergiram reflexões que apontam para a necessidade de se repensar estratégias, acerca dos novos saberes docentes, necessários à formação de professores. Também foram analisadas algumas estratégias de avaliação formativa, que emergem de um novo paradigma educacional, caracterizado pelo desenvolvimento de um pensamento mais reflexivo, transdisciplinar e sistêmico, capaz de lidar com uma sociedade global e diversa e que abriga relações de natureza complexa.