O modelo de educação que vivenciamos hoje não deve ser considerado como uma prática de educação libertadora, pois segue práticas que desconsideram todas as culturas, principalmente as populares, que não tiveram acesso à educação e por isso dela são excluídas. Em contraposição a este modelo, temos a educação crítica, baseada nos ideais democráticos e emancipatórios do pensamento crítico aplicado à educação tem em Paulo Freire um dos referenciais. Neste trabalho, tivemos como objetivo conhecer a Educação Ambiental Crítica e sua contribuição para o despertar de uma consciência ambiental, buscando fazer uma conexão entre a educação problematizadora e a Educação Ambiental. Também pretendemos abordar como essa EA poderia ter contribuições dentro do sistema escolar, principalmente na formação inicial dos educandos a partir de uma educação problematizadora, em que estes poderiam se sentir pertencentes ao processo de ensino e aprendizagem. Assim, baseamos nossa pesquisa em Freire (1979, 2000, 2014,2014) e Layrargues (2004) e outros autores que possuem pesquisa consolidada sobre a temática.