Este trabalho resulta de questionamentos, reflexões e análises efetivadas ao longo dos estudos realizados sobre educação infantil, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo. O estudo das rotinas, do planejamento de conteúdos e sua efetivação, permitiram, definir como prioridade a necessidade de aprofundar a temática sobre o Brincar considerando-o como atividade principal na infância pré-escolar. Partindo da concepção de que o Brincar não é inerente ao ser humano o objetivo deste trabalho é compreender a importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil. Considerando que a Educação Infantil tem se constituído legalmente como o espaço para cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, é preciso refletir a partir das crianças e para as crianças. Para isso, o trabalho do professor, entendido como o sujeito que organiza que elabora materiais, atividades, que prepara ambientes, e que compreenda que para as crianças se humanizarem, elas precisam se apropriar das capacidades, comportamentos e da cultura mais elaborada, sem desconsiderar, contudo, a especificidade da infância. Portanto, o brincar para a criança é muito mais que um ato de aprender, é uma necessidade que precisa ser incentivada pelos pais e professores. A brincadeira na fase da Educação Infantil é a principal atividade da criança, é por meio dela que os pequenos se apropriam da linguagem, da exploração, da manipulação e da função social dos objetos, imitam e representam papéis com o objetivo de compreender o universo dos adultos; internalizam regras sociais e os conteúdos.