Este trabalho tem por objetivo apresentar experiências vivenciadas através do Programa Institucional de Iniciação a Docência PIBID da Universidade Federal Rural de Pernambuco pela Unidade Acadêmica de Garanhuns. Estamos vivenciando atividades e intervenções didático-pedagógicas focadas no tema:A alfabetização e Letramento Geográfico: formação conceitual das noções de espaço e a construção da cidadania crítico-ativa. Como o ensino da geografia em todas as modalidades tem por função tornar o estudante cidadão crítico, entendendo o espaço de vivência em suas diferenças sócias espaciais, e socioambientais produzidas por divisões territoriais e de classes, propomos um trabalho voltado para alunos do terceiro ano do ensino fundamental, com os quais estamos realizando a alfabetização e o letramento geográfico para além de fazer o indivíduo saber a leitura das palavras, mas ampliando para a leitura do mundo, levando-o a entender o espaço em que está situado. Foi visto que é possível alfabetizar e letrar as crianças antes delas fazerem a leitura de palavras, pois as mesmas sabem o que diz uma imagem, mesmo sem uma legenda, compreendo os lugares, e situando em seu lugar de vivência, sobretudo, desenvolvendo um senso crítico com base nas leituras de imagens.