A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ACERCA DE REUNIÃO PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO BANCO DE DISSERTAÇÕES E TESES DA CAPES
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20047 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3513 "inscrito_id" => 12270 "titulo" => "A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ACERCA DE REUNIÃO PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO BANCO DE DISSERTAÇÕES E TESES DA CAPES" "resumo" => "Este artigo tem o propósito de mapear a produção do conhecimento acerca do objeto de pesquisa, a saber, reunião pedagógica na perspectiva de formação continuada de professores, a partir de consultas ao portal de banco de teses e dissertações da CAPES e conhecer os caminhos metodológicos percorridos e os obstáculos enfrentados pelas investigações dos autores, bem como de organizar a produção acadêmica em relação a nosso objeto. A metodologia fundamentou-se em técnica de revisão bibliográfica, constituindo-se, pois, em uma pesquisa de caráter exploratória e com método de análise quanti-qualitativo, baseado em Lehfeld (2007), também adotamos as diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos tratadas por Severino (2000) e de pesquisa qualitativa em educação apoiados em Bogdan e Biklen (2006). Após a leitura dos resumos dos trabalhos, foram construídos quadros-resumos que mostram a relação do objetivo das investigações com nosso objeto de pesquisa Classificamos essa relação como: não tem relação (NR), relação indireta (IN) ou relação direta (DI). A partir disso, foram expostos os resultados e, em particular, discutidos os três trabalhos que tinham relação direta. Esta pesquisa evidenciou a reunião pedagógica como um espaço destinado à formação continuada, em especial de professores em atuação, buscando uma reflexão crítica sobre a prática, através de um movimento de discussão, diálogo, compartilhamento e construção de novos saberes. Destaca-se também a pouca investigação deste objeto nos trabalhos consultados e a presença do profissional da educação formado em pedagogia nesses espaços-tempos no intuito de organizá-los e ou coordená-los." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "REUNIÃO PEDAGÓGICA, ENCONTRO PEDAGÓGICO, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID12270_19082016170658.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL MOREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAFAEL MOREIRA" "autor_email" => "rafael.moreira@ifrn.edu.b" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20047 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3513 "inscrito_id" => 12270 "titulo" => "A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ACERCA DE REUNIÃO PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO BANCO DE DISSERTAÇÕES E TESES DA CAPES" "resumo" => "Este artigo tem o propósito de mapear a produção do conhecimento acerca do objeto de pesquisa, a saber, reunião pedagógica na perspectiva de formação continuada de professores, a partir de consultas ao portal de banco de teses e dissertações da CAPES e conhecer os caminhos metodológicos percorridos e os obstáculos enfrentados pelas investigações dos autores, bem como de organizar a produção acadêmica em relação a nosso objeto. A metodologia fundamentou-se em técnica de revisão bibliográfica, constituindo-se, pois, em uma pesquisa de caráter exploratória e com método de análise quanti-qualitativo, baseado em Lehfeld (2007), também adotamos as diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos tratadas por Severino (2000) e de pesquisa qualitativa em educação apoiados em Bogdan e Biklen (2006). Após a leitura dos resumos dos trabalhos, foram construídos quadros-resumos que mostram a relação do objetivo das investigações com nosso objeto de pesquisa Classificamos essa relação como: não tem relação (NR), relação indireta (IN) ou relação direta (DI). A partir disso, foram expostos os resultados e, em particular, discutidos os três trabalhos que tinham relação direta. Esta pesquisa evidenciou a reunião pedagógica como um espaço destinado à formação continuada, em especial de professores em atuação, buscando uma reflexão crítica sobre a prática, através de um movimento de discussão, diálogo, compartilhamento e construção de novos saberes. Destaca-se também a pouca investigação deste objeto nos trabalhos consultados e a presença do profissional da educação formado em pedagogia nesses espaços-tempos no intuito de organizá-los e ou coordená-los." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "REUNIÃO PEDAGÓGICA, ENCONTRO PEDAGÓGICO, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID12270_19082016170658.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL MOREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAFAEL MOREIRA" "autor_email" => "rafael.moreira@ifrn.edu.b" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }