A educação científica de crianças tem sido apontada por uma série de autores como insuficiente, devido a preparação dos professores de pedagogia, onde muitos não se sentem confiantes em executar aulas de ciências. Assim, essa parte da educação fica deficiente ou limitada. Tendo em vista a importância do ensino de ciência para a formação do indivíduo, por favorecer o desenvolvimento do pensamento crítico, assim como por instruir sobre as tecnologias e suas consequências para o ser humano e o planeta, buscamos levar uma contribuição para a experiência escolar de crianças atendidas pelo SESC na cidade de Cajazeiras-PB. Nosso objetivo foi elucidar para as crianças o papel do cientista e mais enfaticamente o do biólogo, como também, falar com linguagem acessível sobre nosso trabalho desenvolvido no laboratório de Bioquímica, Biofísica e Genética com o inseto C. maculatus, popularmente conhecido como “gorgulho”, de modo a fazê-los perceber que a ciência não é algo distante deles e motivá-los no interesse pela ciência. Questionamos os alunos oralmente sobre o que eles entendiam de cientista e biólogo, e qual profissão queriam seguir. Depois, realizamos uma pequena peça para contextualizar a problemática do gorgulho, mostramos os insetos em diferentes estágios, executamos uma aula sobre os instrumentos usados por cientistas e biólogos e por último mostramos e permitimos que usassem uma encapsuladora. Percebemos o interesse das crianças durante toda a atividade, no final eles conheciam a biologia do inseto. Através da atividade eles tiveram uma experiência que deu uma nova visão sobre o mundo da ciência.