LEITURA E ESCRITA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21329 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 768 "inscrito_id" => 3403 "titulo" => "LEITURA E ESCRITA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo propor o uso do gênero textual histórias em quadrinhos nas aulas de Língua Portuguesa e mostrar como estes textos podem contribuir para o desenvolvimento de competências em práticas de leitura e de escrita. Nesse sentido, o referido trabalho utiliza-se do método da sequência didática proposta por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) como recurso pedagógico que auxilie o professor a despertar no aluno o interesse pela leitura e, consequentemente, compreender o que lê, além de produzir textos adequadamente. O estudo foi desenvolvido ancorado no método de revisão bibliográfica que consistiu na leitura e análise de autores, como: Bronckart (1999), Kleiman (1987), Soares (2001), Vygotsky (1987), dentre outros. Por fim, concluímos que o gênero textual histórias em quadrinhos são recursos capazes de proporcionar uma leitura mais próxima da vivência dos alunos, pois possibilita o diálogo entre diferentes linguagens. Assim sendo, a sequência didática apresenta-se como uma significativa estratégia didático-pedagógica, embora com suas limitações, na identificação e solução de dificuldades dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID3403_09082016234252.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESDRAS DO NASCIMENTO RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "ESDRAS RIBEIRO" "autor_email" => "esdras.ribeiro2013@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21329 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 768 "inscrito_id" => 3403 "titulo" => "LEITURA E ESCRITA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo propor o uso do gênero textual histórias em quadrinhos nas aulas de Língua Portuguesa e mostrar como estes textos podem contribuir para o desenvolvimento de competências em práticas de leitura e de escrita. Nesse sentido, o referido trabalho utiliza-se do método da sequência didática proposta por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) como recurso pedagógico que auxilie o professor a despertar no aluno o interesse pela leitura e, consequentemente, compreender o que lê, além de produzir textos adequadamente. O estudo foi desenvolvido ancorado no método de revisão bibliográfica que consistiu na leitura e análise de autores, como: Bronckart (1999), Kleiman (1987), Soares (2001), Vygotsky (1987), dentre outros. Por fim, concluímos que o gênero textual histórias em quadrinhos são recursos capazes de proporcionar uma leitura mais próxima da vivência dos alunos, pois possibilita o diálogo entre diferentes linguagens. Assim sendo, a sequência didática apresenta-se como uma significativa estratégia didático-pedagógica, embora com suas limitações, na identificação e solução de dificuldades dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID3403_09082016234252.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESDRAS DO NASCIMENTO RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "ESDRAS RIBEIRO" "autor_email" => "esdras.ribeiro2013@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }