Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSTRUÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE FREIO A TAMBOR AUTOMOTIVO PARA UMA APLICAÇÃO AO ENSINO DO PRINCÍPIO DE PASCAL

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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Uma das possíveis formas de se superar as dificuldades encontradas pelo professor ao lecionar física para turmas de ensino médio seria encontrar uma maneira de evidenciar ou de explicar os fenômenos de interesse através do exemplo de dispositivos utilizados no cotidiano pelos alunos. Assuntos como energia, ondas eletromagnéticas, calor, temperatura e trabalho necessitam muitas vezes, além dos recursos já utilizados, como os livros didáticos, de outros recursos didáticos complementares, tais como experimentos didáticos, softwares educacionais e simuladores, como os ‘’applets’’. Ao se abordar o ensino de hidrostática, por exemplo, mais especificamente temas como o Princípio de Pascal, em geral o professor tem dificuldade em fazer com que os alunos entendam, não apenas o significado do princípio, que envolve a capacidade que um fluido incompressível tem de transmitir a todos os seus demais pontos uma variação de pressão produzida em um ponto determinado de seu volume, mas também as suas diversas aplicações, presentes nos mais diversos equipamentos, com exemplos na indústria automobilística, através de direções hidráulicas e freios hidráulicos eficientes, e na indústria de máquinas, por exemplo, nos mecanismos de içamento utilizados em tratores e escavadeiras. Para mostrar ao aluno e trazer o tema para o cotidiano, o professor pode buscar novas ferramentas didáticas, de modo a criar protótipos experimentais de custo reduzido desses dispositivos citados, amplamente presentes na vivência dos estudantes, mesmo aqueles pertencentes a segmentos de menor renda, que constituem o público alvo de diversas políticas públicas voltadas para a melhoria da educação no país. Sendo assim, o objetivo deste trabalho consiste em propor a construção de um protótipo que possa exemplificar o funcionamento de um dispositivo de freio hidráulico a tambor, como os utilizados nos veículos automotores, demonstrando de forma concreta o princípio de Pascal. Apresentamos uma pequena introdução teórica sobre o assunto, acompanhada de uma motivação para que ele seja abordado segundo esta metodologia proposta. Em seguida, passamos à apresentação do protótipo propriamente dito, com a descrição dos materiais empregados e das etapas de montagem do módulo. Vale ressaltar que tanto os materiais utilizados quanto a técnica de montagem obedecem nossa preocupação de proporcionar um instrumento didático de custo reduzido e de simples execução, para que possam ser facilmente reproduzidos nos ambientes escolares a que se destinam.

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