BRITO, Carla Eugênia Nunes. Leitura e ciberespaço. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/21324>. Acesso em: 05/11/2024 12:18
A contemporaneidade é marcada pela crescente evolução tecnológica de informação. Consequentemente, a relação com o texto e a leitura foi também transformada nesse conjunto de operações. Nesse trabalho objetiva-se compreender a utilização do ciberespaço e das redes sociais a partir da instrumentalização da leitura e produção do texto nos meios virtuais. O levantamento das informações foi feito através de pesquisa bibliográfica e a construção do texto passou pela formatação de artigo ensaístico, aliando dados levantados à reflexão autoral das questões levantadas. Embora a sociedade esteja mais próxima dos recursos tecnológicos de leitura e escrita, o tradicionalismo opera nas atividades escolares, criando obstáculos para a produção e recepção mediática de textos. E que o problema da leitura cresce pois há o despreparo da sociedade e da escola em entender o ato de ler como forma de compreensão da realidade e prazer da linguagem.