O presente trabalho buscou analisar a partir de um caso concreto a inserção dos moradores de ocupações ilegais urbanas no ensino superior em Recife, e relatar os discursos dos indivíduos na transitividade de um período de pré-ocupação a educação. A motivação em participar da ocupação urbana, a finalidade da inserção no sistema educacional, a contrapartida do sistema educacional, e a reincidência em participação em movimentos de ocupação foram a pauta de investigação. Dados qualitativos (entrevista) e revisão de literatura (basicamente em Freire e Agamben) alicerçaram as análises frente a travessia no percurso educacional. Os indivíduos entrevistados residem em áreas também denominadas de aglomerados subnormais na Região Metropolitana do Recife, e estudam no ensino superior público. Foram construídas quatro nuvens de palavras com os termos de indexação mais citados nas démarches obtidas nas entrevistas aplicadas. O tamanho da palavra caracterizou a frequência de citação, ou seja, quanto maior a palavra, maior o número de citações nas entrevistas. A busca da moradia como princípio da existência, da educação com reconhecimento do sujeito frente a uma instituição legitima (universidade), e da não participação em novas ocupações, foram as principais respostas das indagações desse trabalho. A travessia de um período de crítica e potência coletiva, para um período de inserção frente as instituições (cidadania, potência individual), evidenciou que o sujeito no percurso existencial da margem (homo sacer) a visibilidade (homo academicus) se transforma, do indivíduo que busca legitimamente no início uma desordem (ocupação), para a exortação final de uma ordem (sistema educacional e não ocupações).