Este trabalho possui como objetivo identificar o nível de compreensão leitora dos acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Letras e Pedagogia em relação à linguagem acadêmica escrita na Faculdade Chapada das Mulatas, na cidade de Chapadinha, na Região do Baixo Parnaíba, Maranhão. Os acadêmicos que foram submetidos a esta pesquisa são os alunos do 2º e 7º períodos dos cursos de Pedagogia e Letras. Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa e qualitativa aos moldes da Técnica de Cloze, um teste ainda recente no Brasil, mas que possui credibilidade no meio científico, que fora desenvolvido por Wilson Taylor em 1953. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados dois questionários, sendo um Socioeconômico, e outro Educacional, e a aplicação de dois textos técnicos – sendo um da área de Pedagogia e outro da área de Letras –, devidamente adaptados aos moldes da Técnica em questão. Após a análise dos dados percebeu-se o quanto os acadêmicos em pesquisa estão aquém do nível de leitura condizente com o seu grau de instrução, diante disso, julgou-se pertinente apresentar uma lista de sugestões, devidamente fundamentada, com o intuito de auxiliar a instituição em pesquisa em estratégias, medidas que pudessem corroborar para com a melhoria do desenvolvimento das atividades acadêmicas que têm sido desenvolvidas naquele local.