O PAPEL DA ESCOLA E A POSSIBILIDADE DE SER UM ESPAÇO MELHOR: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA À EDUCAÇÃO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21653 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2749 "inscrito_id" => 10976 "titulo" => "O PAPEL DA ESCOLA E A POSSIBILIDADE DE SER UM ESPAÇO MELHOR: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA À EDUCAÇÃO" "resumo" => "O presente trabalho visa avaliar a utilidade da escola contemporânea e seus mecanismos de organização sob uma perspectiva libertária de educação. Com isso espera-se propor outra nova estrutura de ensino no Brasil, tendo em vista falhas já evidentes, como, a evasão escolar e o baixo grau de conscientização política. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo exploratório em alguns segmentos da educação na região de Itapipoca-CE, o que inclui comunidades rurais, a fim de colher dados empíricos sobre a visão dos envolvidos a respeito da educação e da escola. Os dados coletados foram adquiridos na forma de relatos de experiências e conversar informais, onde os sujeitos eram professores, futuros professores e discente em geral. Este artigo apoiou-se, também, em reflexões desenvolvidas em um conjunto de estudos realizados no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID), no qual faço parte do quadro de bolsistas desde início de 2015 no Subprojeto Química/FACEDI. Ao realizar o presente ensaio também se evidenciou uma grande dificuldade por parte do educando de entender a real necessidade de assimilar/desenvolver os conteúdos expostos pelo professor, muito em razão da aparente desvinculação destes com a realidade do estudante. Quadro este que traz à tona a necessidade de alinhar a escola às múltiplas especificidades dos educandos. Para tanto, tal mudança não partiria da iniciativa do Estado e sim, da própria comunidade que, depois de um estudo aprofundado, fundaria instituições de ensino realmente preocupados com o educando e não meramente com a sua possível produtividade social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ESCOLA DA PONTE, AUTONOMIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID10976_17082016170345.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO DE MESQUITA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "BRUNO" "autor_email" => "bruno.mesquita@aluno.uece" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21653 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2749 "inscrito_id" => 10976 "titulo" => "O PAPEL DA ESCOLA E A POSSIBILIDADE DE SER UM ESPAÇO MELHOR: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA À EDUCAÇÃO" "resumo" => "O presente trabalho visa avaliar a utilidade da escola contemporânea e seus mecanismos de organização sob uma perspectiva libertária de educação. Com isso espera-se propor outra nova estrutura de ensino no Brasil, tendo em vista falhas já evidentes, como, a evasão escolar e o baixo grau de conscientização política. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo exploratório em alguns segmentos da educação na região de Itapipoca-CE, o que inclui comunidades rurais, a fim de colher dados empíricos sobre a visão dos envolvidos a respeito da educação e da escola. Os dados coletados foram adquiridos na forma de relatos de experiências e conversar informais, onde os sujeitos eram professores, futuros professores e discente em geral. Este artigo apoiou-se, também, em reflexões desenvolvidas em um conjunto de estudos realizados no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID), no qual faço parte do quadro de bolsistas desde início de 2015 no Subprojeto Química/FACEDI. Ao realizar o presente ensaio também se evidenciou uma grande dificuldade por parte do educando de entender a real necessidade de assimilar/desenvolver os conteúdos expostos pelo professor, muito em razão da aparente desvinculação destes com a realidade do estudante. Quadro este que traz à tona a necessidade de alinhar a escola às múltiplas especificidades dos educandos. Para tanto, tal mudança não partiria da iniciativa do Estado e sim, da própria comunidade que, depois de um estudo aprofundado, fundaria instituições de ensino realmente preocupados com o educando e não meramente com a sua possível produtividade social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ESCOLA DA PONTE, AUTONOMIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID10976_17082016170345.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO DE MESQUITA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "BRUNO" "autor_email" => "bruno.mesquita@aluno.uece" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }