O presente trabalho visa avaliar a utilidade da escola contemporânea e seus mecanismos de organização sob uma perspectiva libertária de educação. Com isso espera-se propor outra nova estrutura de ensino no Brasil, tendo em vista falhas já evidentes, como, a evasão escolar e o baixo grau de conscientização política. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo exploratório em alguns segmentos da educação na região de Itapipoca-CE, o que inclui comunidades rurais, a fim de colher dados empíricos sobre a visão dos envolvidos a respeito da educação e da escola. Os dados coletados foram adquiridos na forma de relatos de experiências e conversar informais, onde os sujeitos eram professores, futuros professores e discente em geral. Este artigo apoiou-se, também, em reflexões desenvolvidas em um conjunto de estudos realizados no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID), no qual faço parte do quadro de bolsistas desde início de 2015 no Subprojeto Química/FACEDI. Ao realizar o presente ensaio também se evidenciou uma grande dificuldade por parte do educando de entender a real necessidade de assimilar/desenvolver os conteúdos expostos pelo professor, muito em razão da aparente desvinculação destes com a realidade do estudante. Quadro este que traz à tona a necessidade de alinhar a escola às múltiplas especificidades dos educandos. Para tanto, tal mudança não partiria da iniciativa do Estado e sim, da própria comunidade que, depois de um estudo aprofundado, fundaria instituições de ensino realmente preocupados com o educando e não meramente com a sua possível produtividade social.