CARMO, Edilânia Silva Do et al.. A educação para água no ensino de química. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/19787>. Acesso em: 22/12/2024 23:44
Resumo Mediante a grande necessidade de preservar o meio ambiente já tão debilitado pela exploração selvagem de seus recursos naturais como fonte de energia prima, faz-se necessário permitir aos estudantes uma interação com seus conhecimentos, de modo que, sua realidade se torne uma extensão da sala de aula, permitindo-o observar e aplicar na prática conhecimentos adquiridos, garantindo relações conceituais mais efetivas.Neste sentido, a química tem grande importância em nossa vida e por isso o ensino dessa ciência, dentro do processo educativo, deve estar pautado em ações pedagógicas que mostrem a necessidade de se aprender química para auxiliar na tomada de decisões, quando da aquisição de produtos oriundos desse campo.Portanto, uma das finalidades deste projeto é Ministrar aulas de química, integrando a temática água nos conteúdos programáticos, para uma turma de 2ºano do Ensino Médio da E. E. E. F. M. Solon de Lucena direcionando conteúdos de química abordados em sala de aula, para formulação dos conceitos e construção de conhecimentos significativos em torno do tema gerador, conscientizado a comunidade escolar para preservação deste precioso recurso finito e vulnerável “água”. Percebeu-se maior interesse por parte dos alunos, participação nas aulas e maior interação, além de auxiliar na aprendizagem de conteúdos de forma significativa. Desta forma, evidenciou-se a forte influência sobre o tema trabalhado.