VIAJANDO NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS SEM TIRAR O PÉ DO CHÃO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22440 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1596 "inscrito_id" => 9894 "titulo" => "VIAJANDO NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS SEM TIRAR O PÉ DO CHÃO" "resumo" => "Este trabalho trata de atividades de letramento que apresentam o mundo da escrita e da leitura à criança, de forma prazerosa: a “contação de histórias”, já que esta a insere em um mundo mágico e desperta interesse pela linguagem. As histórias literárias contribuem com a ampliação do repertório de saberes da criança frente à compreensão de si e do mundo que se revela por meio da construção de textos resultantes dos contos que ouve ou lê. Esse artigo é um relato de experiência de ações de incentivo à leitura envolvendo a contação de histórias de obras literárias. Constitui-se numa narrativa autobiográfica de experiências significativas intermediadas por uma professora que leciona na turma do 3º ano fundamental da Escola Estadual Dom Jaime Câmara, Mossoró/RN. O objetivo é analisar em que medida a contação de histórias contribui para a formação de futuros leitores. No decurso da experiência foi possível compreender que não é de qualquer jeito que a história contada estimula à criança a interessar-se pelos livros e pela leitura. O sucesso desse quesito é percebido no tom dado à história no momento da contação, na interação entre o contador e o ouvinte, na sensação que a história exerce sobre quem ouve e/ou conta. Com essa pesquisa foi possível constatar que a contação de história é uma estratégia fundamental na formação do leitor porque atrai e encanta os leitores em formação, e isso permite o enriquecimento do processo educacional numa perspectiva que valoriza a formação de sujeitos críticos e reflexivos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, LEITURA, FORMAÇÃO DO LEITOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID9894_15082016104722.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GILVANIA DE ARAÚJO PEIXÔTO" "autor_nome_curto" => "GILVANIA ARAÚJO" "autor_email" => "gil_apeixoto@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22440 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1596 "inscrito_id" => 9894 "titulo" => "VIAJANDO NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS SEM TIRAR O PÉ DO CHÃO" "resumo" => "Este trabalho trata de atividades de letramento que apresentam o mundo da escrita e da leitura à criança, de forma prazerosa: a “contação de histórias”, já que esta a insere em um mundo mágico e desperta interesse pela linguagem. As histórias literárias contribuem com a ampliação do repertório de saberes da criança frente à compreensão de si e do mundo que se revela por meio da construção de textos resultantes dos contos que ouve ou lê. Esse artigo é um relato de experiência de ações de incentivo à leitura envolvendo a contação de histórias de obras literárias. Constitui-se numa narrativa autobiográfica de experiências significativas intermediadas por uma professora que leciona na turma do 3º ano fundamental da Escola Estadual Dom Jaime Câmara, Mossoró/RN. O objetivo é analisar em que medida a contação de histórias contribui para a formação de futuros leitores. No decurso da experiência foi possível compreender que não é de qualquer jeito que a história contada estimula à criança a interessar-se pelos livros e pela leitura. O sucesso desse quesito é percebido no tom dado à história no momento da contação, na interação entre o contador e o ouvinte, na sensação que a história exerce sobre quem ouve e/ou conta. Com essa pesquisa foi possível constatar que a contação de história é uma estratégia fundamental na formação do leitor porque atrai e encanta os leitores em formação, e isso permite o enriquecimento do processo educacional numa perspectiva que valoriza a formação de sujeitos críticos e reflexivos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, LEITURA, FORMAÇÃO DO LEITOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID9894_15082016104722.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GILVANIA DE ARAÚJO PEIXÔTO" "autor_nome_curto" => "GILVANIA ARAÚJO" "autor_email" => "gil_apeixoto@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }