Este artigo originou-se de uma pesquisa monográfica e se propõe a discutir o processo de (auto)formação de professores(as) dos anos iniciais, utilizando como aporte teórico-metodológico a pesquisa bibliográfica. Nas últimas três décadas a literatura educacional vem sendo enriquecida por discussões de várias áreas do conhecimento, tais como: Sociologia, Psicologia e Filosofia da Educação, assim como as demais Ciências da Educação, entre elas a própria Pedagogia. Ao compreenderem os processos de transformação da sociedade, observam a necessidade de redefinir o modelo escolar, que vem se arrastando desde a criação da escola, no século XIX, assim como, o papel da escolarização em uma sociedade tida como do conhecimento. A questão norteadora dessa pesquisa é: Com as transformações da escola, quais as implicações para a formação de professores(as)? Os objetivos elencados para realização dessa pesquisa consistem em: Discutir o processo de formação de professores nas últimas décadas; Avaliar a (des)valorização do trabalho docente de acordo com a literatura abordada; Demonstrar a importância da análise das histórias de vida dos docentes que percorreram o caminho da formação profissional. A metodologia utilizada foi a leitura de obras que discutem o tema aqui apresentado, interpretando as ideias principais dos autores através do método qualitativo de pesquisa. Ao término dessa pesquisa, percebemos que existe, de acordo com os autores abordados e com os diálogos dos professores avaliados em nosso cotidiano, uma desvalorização do trabalho docente.