PROFISSIONALIZAÇÃO DA DOCÊNCIA: DIÁLOGO SOBRE A (AUTO)FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22050 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2130 "inscrito_id" => 10376 "titulo" => "PROFISSIONALIZAÇÃO DA DOCÊNCIA: DIÁLOGO SOBRE A (AUTO)FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)" "resumo" => "Este artigo originou-se de uma pesquisa monográfica e se propõe a discutir o processo de (auto)formação de professores(as) dos anos iniciais, utilizando como aporte teórico-metodológico a pesquisa bibliográfica. Nas últimas três décadas a literatura educacional vem sendo enriquecida por discussões de várias áreas do conhecimento, tais como: Sociologia, Psicologia e Filosofia da Educação, assim como as demais Ciências da Educação, entre elas a própria Pedagogia. Ao compreenderem os processos de transformação da sociedade, observam a necessidade de redefinir o modelo escolar, que vem se arrastando desde a criação da escola, no século XIX, assim como, o papel da escolarização em uma sociedade tida como do conhecimento. A questão norteadora dessa pesquisa é: Com as transformações da escola, quais as implicações para a formação de professores(as)? Os objetivos elencados para realização dessa pesquisa consistem em: Discutir o processo de formação de professores nas últimas décadas; Avaliar a (des)valorização do trabalho docente de acordo com a literatura abordada; Demonstrar a importância da análise das histórias de vida dos docentes que percorreram o caminho da formação profissional. A metodologia utilizada foi a leitura de obras que discutem o tema aqui apresentado, interpretando as ideias principais dos autores através do método qualitativo de pesquisa. Ao término dessa pesquisa, percebemos que existe, de acordo com os autores abordados e com os diálogos dos professores avaliados em nosso cotidiano, uma desvalorização do trabalho docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, DESPROFISSIONALIZAÇÃO DO ENSINO, VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO, PROFISSIONALIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID10376_15082016212939.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JHONNYS FERREIRA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "JHONNYS" "autor_email" => "lord.jhonnys@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22050 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2130 "inscrito_id" => 10376 "titulo" => "PROFISSIONALIZAÇÃO DA DOCÊNCIA: DIÁLOGO SOBRE A (AUTO)FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)" "resumo" => "Este artigo originou-se de uma pesquisa monográfica e se propõe a discutir o processo de (auto)formação de professores(as) dos anos iniciais, utilizando como aporte teórico-metodológico a pesquisa bibliográfica. Nas últimas três décadas a literatura educacional vem sendo enriquecida por discussões de várias áreas do conhecimento, tais como: Sociologia, Psicologia e Filosofia da Educação, assim como as demais Ciências da Educação, entre elas a própria Pedagogia. Ao compreenderem os processos de transformação da sociedade, observam a necessidade de redefinir o modelo escolar, que vem se arrastando desde a criação da escola, no século XIX, assim como, o papel da escolarização em uma sociedade tida como do conhecimento. A questão norteadora dessa pesquisa é: Com as transformações da escola, quais as implicações para a formação de professores(as)? Os objetivos elencados para realização dessa pesquisa consistem em: Discutir o processo de formação de professores nas últimas décadas; Avaliar a (des)valorização do trabalho docente de acordo com a literatura abordada; Demonstrar a importância da análise das histórias de vida dos docentes que percorreram o caminho da formação profissional. A metodologia utilizada foi a leitura de obras que discutem o tema aqui apresentado, interpretando as ideias principais dos autores através do método qualitativo de pesquisa. Ao término dessa pesquisa, percebemos que existe, de acordo com os autores abordados e com os diálogos dos professores avaliados em nosso cotidiano, uma desvalorização do trabalho docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, DESPROFISSIONALIZAÇÃO DO ENSINO, VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO, PROFISSIONALIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID10376_15082016212939.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JHONNYS FERREIRA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "JHONNYS" "autor_email" => "lord.jhonnys@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }