Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INFLUÊNCIA DA MÍDIA E DAS NOVAS TECNOLOGIAS SOBRE A PRÁTICA DE ATIVIDADES NO MOMENTO DE LAZER NA CULTURA DE JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR NO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE - CE

Palavra-chaves: LAZER, MÍDIA, CULTURA, SOCIEDADE, SOCIEDADE Pôster (PO) Educação, Mídia e Comunicação
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21245
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 569
    "inscrito_id" => 7224
    "titulo" => "INFLUÊNCIA DA MÍDIA E DAS NOVAS TECNOLOGIAS SOBRE A PRÁTICA DE ATIVIDADES NO MOMENTO DE LAZER NA CULTURA DE JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR NO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE - CE"
    "resumo" => "Com a crescente expansão das novas tecnologias, da virtualização do espaço e da midiatização da sociedade, é incorporada na cultura das juventudes várias mutações, inclusive nas formas de prática do lazer pelos jovens. As atividades de lazer passaram a ser cada vez mais interpeladas pelas mídias e novas tecnologias, usando e apropriando-se na sua prática. Na busca de identificar e compreender quais atividades de lazer são praticadas pelos jovens estudantes no cotidiano da atual sociedade, o principal foco desse estudo é analisar a influência da mídia e das novas tecnologias na prática de atividades no momento de lazer na cultura dos jovens estudantes do ensino superior. A presente pesquisa caracteriza-se como um estudo descritivo, de campo com corte transversal e foco quantitativo. A polução foi composta pelos estudos do curso de Licenciatura em Educação Física de uma instituição de ensino superior privado do município de Juazeiro do Norte – Ce. E sua amostra composta pelos acadêmicos do 1º semestre do curso, matriculados na disciplina de Esporte, Lazer e Sociedade no período letivo 2016.1, com total de 75 acadêmicos, sendo 51 do sexo masculino e 24 do sexo feminino e faixa etária média de 23 anos. Foi utilizado um questionário adaptado de Miranda, Souza Filho e Santiago (2014) sobre a relação do lazer e mídia no cotidiano dos acadêmicos, aplicados pelo professor da disciplina como diagnósticos e coleta de informações para as discussões e debates sobre o tema em sala de aula. Os dados foram analisas e tabulados no programa Excel 2010, por distribuição de frequência e comparados entre os sexos. Foi possível perceber após análise dos resultados que navegar na internet está como primeira opção unânime entre os sexos, 66,7% para o sexo masculino e 58,3% para o sexo feminino e com 64% no geral dos estudantes como opção de lazer no tempo em que não estão trabalhando ou estudando. Como segunda opção para o sexo masculino está a Pratica Esportes 56,9% e em terceira opção Assistir TV com 47,1%. Para o sexo feminino como segunda opção está Descansar com 54,2% e a terceira aparecem com mesma porcentagem Namorar, Assistir TV e Ouvir ou Tocar Músicas com 50%. Quando questionados sobre o que eles fazem na internet 82,4% para o sexo masculino e 100% para o sexo feminino responderam utilizam para comunicar-se com outras pessoas nas redes sociais. A população tão influenciada pela mídia atualmente, fica cega diante de outras atividades que não são necessários um grande gasto financeiro, como caminhar no parque com a família e bichos de estimação, onde podemos manter o contato com a natureza local e manter laços afetivos com seus familiares, e estão realizando atividade para o individualismo e relações virtuais. Assim podemos perceber a grande influencias dos meios de comunicação em massa, vêem mostrando a pratica no tempo livre das pessoas ligadas a atividades de onde predomina a utilização das mídias e tecnológicas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "LAZER, MÍDIA, CULTURA, SOCIEDADE, SOCIEDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID7224_03082016163513.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PERGENTINA PARENTE JARDIM"
    "autor_nome_curto" => "PERGENTINA "
    "autor_email" => "pgjardim@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE LEÃO SAMPAIO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21245
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 569
    "inscrito_id" => 7224
    "titulo" => "INFLUÊNCIA DA MÍDIA E DAS NOVAS TECNOLOGIAS SOBRE A PRÁTICA DE ATIVIDADES NO MOMENTO DE LAZER NA CULTURA DE JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR NO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE - CE"
    "resumo" => "Com a crescente expansão das novas tecnologias, da virtualização do espaço e da midiatização da sociedade, é incorporada na cultura das juventudes várias mutações, inclusive nas formas de prática do lazer pelos jovens. As atividades de lazer passaram a ser cada vez mais interpeladas pelas mídias e novas tecnologias, usando e apropriando-se na sua prática. Na busca de identificar e compreender quais atividades de lazer são praticadas pelos jovens estudantes no cotidiano da atual sociedade, o principal foco desse estudo é analisar a influência da mídia e das novas tecnologias na prática de atividades no momento de lazer na cultura dos jovens estudantes do ensino superior. A presente pesquisa caracteriza-se como um estudo descritivo, de campo com corte transversal e foco quantitativo. A polução foi composta pelos estudos do curso de Licenciatura em Educação Física de uma instituição de ensino superior privado do município de Juazeiro do Norte – Ce. E sua amostra composta pelos acadêmicos do 1º semestre do curso, matriculados na disciplina de Esporte, Lazer e Sociedade no período letivo 2016.1, com total de 75 acadêmicos, sendo 51 do sexo masculino e 24 do sexo feminino e faixa etária média de 23 anos. Foi utilizado um questionário adaptado de Miranda, Souza Filho e Santiago (2014) sobre a relação do lazer e mídia no cotidiano dos acadêmicos, aplicados pelo professor da disciplina como diagnósticos e coleta de informações para as discussões e debates sobre o tema em sala de aula. Os dados foram analisas e tabulados no programa Excel 2010, por distribuição de frequência e comparados entre os sexos. Foi possível perceber após análise dos resultados que navegar na internet está como primeira opção unânime entre os sexos, 66,7% para o sexo masculino e 58,3% para o sexo feminino e com 64% no geral dos estudantes como opção de lazer no tempo em que não estão trabalhando ou estudando. Como segunda opção para o sexo masculino está a Pratica Esportes 56,9% e em terceira opção Assistir TV com 47,1%. Para o sexo feminino como segunda opção está Descansar com 54,2% e a terceira aparecem com mesma porcentagem Namorar, Assistir TV e Ouvir ou Tocar Músicas com 50%. Quando questionados sobre o que eles fazem na internet 82,4% para o sexo masculino e 100% para o sexo feminino responderam utilizam para comunicar-se com outras pessoas nas redes sociais. A população tão influenciada pela mídia atualmente, fica cega diante de outras atividades que não são necessários um grande gasto financeiro, como caminhar no parque com a família e bichos de estimação, onde podemos manter o contato com a natureza local e manter laços afetivos com seus familiares, e estão realizando atividade para o individualismo e relações virtuais. Assim podemos perceber a grande influencias dos meios de comunicação em massa, vêem mostrando a pratica no tempo livre das pessoas ligadas a atividades de onde predomina a utilização das mídias e tecnológicas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "LAZER, MÍDIA, CULTURA, SOCIEDADE, SOCIEDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID7224_03082016163513.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PERGENTINA PARENTE JARDIM"
    "autor_nome_curto" => "PERGENTINA "
    "autor_email" => "pgjardim@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE LEÃO SAMPAIO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Com a crescente expansão das novas tecnologias, da virtualização do espaço e da midiatização da sociedade, é incorporada na cultura das juventudes várias mutações, inclusive nas formas de prática do lazer pelos jovens. As atividades de lazer passaram a ser cada vez mais interpeladas pelas mídias e novas tecnologias, usando e apropriando-se na sua prática. Na busca de identificar e compreender quais atividades de lazer são praticadas pelos jovens estudantes no cotidiano da atual sociedade, o principal foco desse estudo é analisar a influência da mídia e das novas tecnologias na prática de atividades no momento de lazer na cultura dos jovens estudantes do ensino superior. A presente pesquisa caracteriza-se como um estudo descritivo, de campo com corte transversal e foco quantitativo. A polução foi composta pelos estudos do curso de Licenciatura em Educação Física de uma instituição de ensino superior privado do município de Juazeiro do Norte – Ce. E sua amostra composta pelos acadêmicos do 1º semestre do curso, matriculados na disciplina de Esporte, Lazer e Sociedade no período letivo 2016.1, com total de 75 acadêmicos, sendo 51 do sexo masculino e 24 do sexo feminino e faixa etária média de 23 anos. Foi utilizado um questionário adaptado de Miranda, Souza Filho e Santiago (2014) sobre a relação do lazer e mídia no cotidiano dos acadêmicos, aplicados pelo professor da disciplina como diagnósticos e coleta de informações para as discussões e debates sobre o tema em sala de aula. Os dados foram analisas e tabulados no programa Excel 2010, por distribuição de frequência e comparados entre os sexos. Foi possível perceber após análise dos resultados que navegar na internet está como primeira opção unânime entre os sexos, 66,7% para o sexo masculino e 58,3% para o sexo feminino e com 64% no geral dos estudantes como opção de lazer no tempo em que não estão trabalhando ou estudando. Como segunda opção para o sexo masculino está a Pratica Esportes 56,9% e em terceira opção Assistir TV com 47,1%. Para o sexo feminino como segunda opção está Descansar com 54,2% e a terceira aparecem com mesma porcentagem Namorar, Assistir TV e Ouvir ou Tocar Músicas com 50%. Quando questionados sobre o que eles fazem na internet 82,4% para o sexo masculino e 100% para o sexo feminino responderam utilizam para comunicar-se com outras pessoas nas redes sociais. A população tão influenciada pela mídia atualmente, fica cega diante de outras atividades que não são necessários um grande gasto financeiro, como caminhar no parque com a família e bichos de estimação, onde podemos manter o contato com a natureza local e manter laços afetivos com seus familiares, e estão realizando atividade para o individualismo e relações virtuais. Assim podemos perceber a grande influencias dos meios de comunicação em massa, vêem mostrando a pratica no tempo livre das pessoas ligadas a atividades de onde predomina a utilização das mídias e tecnológicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.