O presente estudo mostra uma análise desenvolvida por meio de pesquisa de campo com discentes sobre a compreensão da democracia e participação na escola. Os sujeitos participantes do estudo foram alunos do Ensino Médio de uma escola pública do brejo paraibano. O instrumento de coleta dos dados foi um questionário contendo seis questões que problematizava a compreensão de democracia e participação deles no contexto escolar. Assim, o trabalho teve como objetivo analisar a compreensão de democracia e participação discente no cotidiano da escola, e para tanto, foi utilizado como base de leitura, algumas obras de autores teóricos críticos do campo educacional que analisam os conceitos de democracia e participação escolar. A análise dos dados mostrou que a maioria dos alunos vê a escola como um ótimo local para estar, chegando a compará-la como uma segunda casa. Quanto ao seu entendimento a respeito do que é democracia escolar, conceituaram-na de várias maneiras, porém, foi possível perceber que eles a associam corretamente ao que, de fato, representa conceitualmente. Contudo, há a necessidade de um debate aprofundado deste tema uma vez que surgem algumas contradições entre os conceitos e ritos cotidianos. A partir da realização do presente trabalho, foi possível entender um pouco da concepção dos alunos quanto a sua participação no âmbito escolar e que os mesmos reconhecem que sua participação é de fundamental importância para a construção de um ambiente educacional mais democrático e consequentemente melhor, uma vez que, se faz por meio da participação de todos inclusive do próprio aluno.