DA LEGISLAÇÃO AO CHÃO DA ESCOLA
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Enquanto nos contentarmos em atribuir a essa palavra apenas uma ideia metafísicas, continuaremos a raciocinar sem nos entendermos; e, mesmo quando se tiver dito o que uma lei na natureza, não se saberá melhor o que é uma lei do Estado” (Rosseau,pag 53). Justifica-se este trabalho ao analisar-se a problemática permanente na escola, observou-se que a vivencia ao longo da carreira acadêmica em todas as etapas do período escolar certas indagações são construídas: 1.A escola como o chão da aprendizagem dos alunos encontra respaldo na Lei da Educação? 2. Os professores preocupam-se com essa formação direcionada para a legislação; 3. A lei é efetivada no dia a dia da Escola? O Objetivo deste trabalho foi o de compreender a importância do estudo de Legislação na educação na formação inicial de professores, tendo como objetivos específicos analisar o chão da escola como um espaço de debate e compreensão da Lei da educação, bem como compreender a importância que os licenciandos dão a essa disciplina na sua formação inicial. A Metodologia utilizada tem abordagem qualitativa e configura-se com estudo de caso, os procedimentos e instrumentos de coleta de dados aconteceram com uma entrevista semiestruturada com a Professora de Legislação do IFCE que tornou-se orientadora deste trabalho e interlocutora com os estudantes de Licenciatura que responderam a um questionário e vivenciaram as atividades práticas nas Escolas localizadas na Região Centro Sul do Ceará, estudo da Lei 9394/96, visita in lócus para conhecer a realidade e responderam a um questionário com questões abertas e fechadas enviadas por e-mail. 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